17/05/2016 às 19h29min - Atualizada em 17/05/2016 às 19h29min

Câmara realizará plebiscito para a criação do distrito do Flexal

Se a criação do distrito for aprovada, políticos que representam o Flexal vão retomar o projeto de emancipação da localidade.

Por: Érique Figueirêdo

Foto: Érique Figueirêdo

ÓBIDOS – A história da Vila Flexal, uma das comunidades mais tradicionais de Óbidos, que fica localizada a 90 km da sede do município, está prestes a passar por uma grande mudança nos próximos meses.

Os moradores da vila devem ir às urnas no dia 24 de junho, para votar se são favoráveis ou contrários a elevação do Flexal para a categoria de distrito. A consulta popular é um desejo antigo dos moradores daquela localidade. A informação foi confirmada pelo vereador Pedro Nogueira (PSD), presidente da Comissão de Justiça da Câmara Municipal de Vereadores (CMO), que apresentou parecer favorável a solicitação.

O requerimento que pediu a mesa diretora da casa a realização do plebiscito, é de autoria do representante do Flexal na câmara, vereador Rylder Ribeiro Afonso, que em março de 2016, protocolou o documento que solicitou a realização da consulta somente com a população que reside na vila, o pedido foi reiterado com um abaixo-assinado com aproximadamente cinco mil assinaturas. “Temos uma necessidade muito grande de mudar a categoria do Flexal para distrito, primeiro pela distância, fica difícil as ações do governo chegarem com eficácia lá, e o povo do Flexal precisa de um representante, como um agente distrital, para garantir que as ações da prefeitura cheguem a todos. Outro fator positivo com a criação do distrito, é a destinação de recursos para lá, através da previsão orçamentária no Plano Plurianual”, justificou Ryder Ribeiro Afonso.

A consulta plebiscitária terá prazo mínimo de quatro horas de duração, e só terão direito a voto os eleitores regularmente inscritos nas seções eleitoras da localidade. A comissão que coordenará o processo, sob supervisão da Câmara, instalará quatro urnas de votação, e os comunitários terão apenas que optar pelas opções SIM ou NÃO, na hora de confirmar o seu voto.

Os políticos que representam o Flexal, articulam ainda, a realização de uma seção itinerante da câmara no mesmo dia da votação, onde deve ser divulgado o resultado do processo, para em seguida aprovar em plenário a resolução com o resultado final da consulta. “Essa é a nossa vontade, o plebiscito vai coincidir com a festa religiosa da comunidade, então nós queremos fazer uma grande mobilização nesse dia, com a presença dos vereadores, da comunidade e quem sabe até do prefeito Mário Henrique”, disse Afonso.

Para o presidente da Comissão de Justiça, vereador Pedro Nogueira, que deu parecer favorável a realização do plesbicito, os argumentos apresentados pelos comunitários, através do vereador Rylder, foram consistentes para a autorização da consulta. “Os argumentos apresentados pelos comunitários nos convenceram quanto a aprovação da realização do plebiscito, na verdade a criação desse distrito vai alavancar aquela região, que merece uma atenção especial pelo seu tamanho e pela importância para o nosso município”, ressaltou Pedro Nogueira.

A criação do distrito tem importância política para a região e seus representantes, já que há a intenção de futuramente transformar o Flexal em um município, e para isso a localidade deve ser reconhecida como uma área distrital. “Nós já havíamos iniciado esse processo de emancipação do Flexal, mas a presidente Dilma paralisou a criação de novos municípios, e temos a esperança que esse novo governo retome esse processo e emancipe o Flexal”, finalizou Rylder.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp