10/05/2016 às 16h53min - Atualizada em 10/05/2016 às 16h53min

Óbidos terá uma vasta programação para marcar o dia nacional de combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes

As atividades que iniciaram no dia 2 de maio, encerrarão no dia 18 com caminhada e programação cultural.

Por: Érique Figueirêdo
Foto: Divulgação

ÓBIDOS – A Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Diocese de Óbidos, realizará nos dias 16, 17 e 18 de maio o 1º Seminário ’Enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes’, que terá como tema: “Educação, Ação e Proteção: desafios e possibilidades no enfretamento à violência sexual contra crianças e adolescentes”.

O objetivo é possibilitar um espaço de reflexão dialogada e de aprendizagens entre os diversos setores da sociedade obidense, envolvidos no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.

A expectativa da coordenação é de que representantes de diversas entidades governamentais e não governamentais, participem das palestras e mesas redondas que serão realizadas durante os três dias de seminário.

Entre os palestrantes, está confirmada a participação da representante da Comissão de Justiça e Paz do Regional Norte II da CNBB, Ir. Marie Henriqueta Ferreira Cavalcante, da promotora de justiça da Comarca de Óbidos, Drª Evenyn Santos, entre outros palestrantes que atuam na área da educação e na defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

Na tarde do dia 18 de maio, uma caminhada, que sairá da frente da Escola Irmã Firmina. A chegada ocorrerá na Praça Frei Rogério (Praça do “O”), onde uma programação cultural marcará o encerramento das atividades da campanha Faça Bonito,

 

PROGRAMAÇÃO

I SEMINÁRIO ‘Enfrentamento da Violência SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES’

16 de maio de 2016 (Manhã)

Local: Assembleia Recreativa Pauxis (ARP)

8:00h às 9:00h: Credenciamento

9:00h às 9:30: Abertura do Evento

Palestrante: Professor José Júlio Marciel Pinto – Secretário de Educação

Coordenação de Mesa: Sr.ª Raquel Siqueira – Psicóloga da SEMED.

9:30h às 11:00h: Conferência de Abertura

Conferencista: Prof.ª Dr.ª Cristiane Bonfim Fernandez – Universidade Federal do Amazonas

Coordenação de Mesa: Prof.ª Dr.ª Marilene Maria Aquino Castro de Barros

11:00 às 12:00: Intervenção da assembleia

16 de Maio de 2016 (Tarde)

14:00h as 17:00h: Mesa Redonda

Coordenação de Mesa: Prof.ª Espec. Izanice Queiroz Rocha

TEMA DA MESA REDONDA: Enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes: os desafios para a educação, saúde, garantia de direitos e protagonismo infanto-juvenil.

Palestrantes convidados:

Prevenção: Assegurar ações preventivas contra a violência sexual. Ações de educação, sensibilização e de autodefesa.

Palestrante: Prof.ª Dra. Marilene Maria Aquino Castro de Barros – SEDUC/SEMED

Defesa e Responsabilização: atualizar a legislação sobre crimes sexuais, combater a impunidade, disponibilizar serviços de notificação e responsabilização qualificados.

Palestrante: Sr.ª Dr.ª Evenyn Santos – Promotora de Justiça

Atendimento: garantir o atendimento especializado, e em rede, às crianças e aos adolescentes em situação de violência sexual e às suas famílias, realizado por profissionais especializados e capacitados.

Palestrante: Wilson Cesar Nascimento da Silva

Protagonismo infanto-juvenil: promover a participação ativa de crianças e adolescentes pela defesa de seus direitos e na execução de políticas de proteção de seus direitos.

Palestrante: Ir. Marie Henriqueta Ferreira Cavalcante

Encaminhamentos: Construção de uma Carta de Compromisso das entidades participantes do Seminário para a organização do Plano Decenal Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

17 de maio

FORMAÇÃO: EMPODERANDO COMUNIDADES OBIDENSES PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

17 de Maio de 2016: Curso de Formação

Local: Assembleia Recreativa Pauxis (ARP)

8:00h às 12:00h

Tema: Tipologias e conceitos de violência sexual contra crianças e adolescentes: aprendendo a identificar os sinais da violência sexual: conhecer e compreender o macro conceito de violência sexual e suas ramificações, assim como as diversas tipologias existentes dessa prática.

Formador: Prof.ª Dr.ª Marilene Maria Aquino Castro de Barros

14:00h as 17:00h

Tema: Marco Legal e notificação de casos suspeitos e a ocorrência de violência sexual: informar sobre as legislações pertinentes ao combate da violência sexual contra crianças e adolescente, observando os caminhos para a devida notificação de caso de suspeita e da ocorrência de violência sexual.

Formador: Wilson Cesar Nascimento da Silva

18 de maio de 2016 (Manhã)

8:00h as 12:00h

Tema: Políticas públicas, programas e ações práticas: conhecer as políticas públicas e os programas existentes na atual conjuntura objetivando instrumentalizar órgãos, entidades e sujeitos afetos ao problema em relação às práticas de educação, ação e proteção no enfrentamento da violência sexual.

Formadores: Ir. Henriqueta Ferreira Cavalcante

Wilson Cesar Nascimento da Silva

12:00 h

Encerramento do Evento


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp