25/11/2020 às 15h29min - Atualizada em 25/11/2020 às 15h29min

História da Folia de São Tomé da Vila Arapucú no Município de Óbidos | Portal Obidense

A cultura passada de pais para filhos, aos poucos está desaparecendo das regiões e um trabalho precisa ser feito.

Por: Marcelo Luiz
Foto: Marcelo Henrique
ÓBIDOS - Dia 20 de Novembro é comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra no Brasil e o Portal Obidense visitou a comunidade Vila Arapucú que também é conhecida como região quilombola e conversou com representantes da Folia de São Tomé e do Grupo de Teatro Raízes de Quilombo.

A Folia de São Tomé que já é centenária se tornou conhecida por sempre está inserida no calendário folclórico no mês de agosto no Município de Óbidos, com apresentações em todas as comunidades da região e até mesmo na cidade de Oriximiná.


A folia conta a história de São Tomé, santo esse que era utilizado na lavoura por meio de sua imagem como forma de espantar as pragas e insetos que tomavam conta das plantações, um ritual que com o passar do tempo se tornou tradição e virou "Folia de São Tomé".

Há uma expectativa para que no próximo ano em abril seja realizado um encontro na Vila Arapucú com as Folias das outras comunidades quilombolas, C. São José, C. Silêncio, C. Matá entre outras farão parte do encontro.

A folia também conta com o Grupo Teatral Raízes de Quilombo, projeto esse que já existe há aproximadamente 9 anos e teve como idealizadora a professora de língua portuguesa Josebeth.

O grupo é formado especificamente por alunos da escola Wulfilda Rêgo, tendo apresentações reconhecidas nas cidades de Óbidos, Oriximiná e Porto Trombetas.

A escola particular Dom Amando da cidade de Santarém já fez o convite ao grupo solicitando sua apresentação. Devido a pandemia da Covid-19 o Grupo de Teatro fez apenas uma apresentação esse ano em uma Live na paróquia São Martinho de Lima em Óbidos.
 
Assim como a Folia de São Tomé e o Grupo de Teatro Raízes de Quilombo, ambos têm a preocupação de fazer o resgate da cultura Afro-brasileira e de dar incentivo aos jovens para poder manter a tradição a passando de geração para geração.

CLICK AQUI – Assista ao vídeo








 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp