22/09/2020 às 18h04min - Atualizada em 22/09/2020 às 18h04min

Sandro Silva fala sobre o dia do Radialista | Portal Obidense

Como é o ambiente de trabalho de uma das mais conceituadas profissões na área da comunicação

Por: Eli Junior

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Sandro Silva - Radialista | Foto: Marcelo Henrrique

ÓBIDOS - Desde a década de 80 o rádio chega às residências, na cidade e comunidades rurais do município de Óbidos-Pará. O pioneiro a inaugurar a primeira emissora em Óbidos foi o Dr. Armando Moraes da Fonseca, proprietário da Rádio e TV Atalaia de comunicação.

O dia do rádio foi escolhido a data de 25 de setembro, pois nesse dia nasceu Roquette-Pinto, fundador da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro.

A história do Dia do Radialista teve início em 1943, no Governo Getúlio Vargas. O então Presidente sancionou uma Lei com a qual fixava um piso salarial, ou remuneração mínima para os profissionais da categoria. "Consta que numa reunião realizada na Rádio Nacional teria sido decidida a escolha da data do referido decreto Lei, 21 de setembro, como referência para se comemorar o Dia do Radialista. Na primeira comemoração, todas as emissoras do Rio de Janeiro silenciaram.
 
Os profissionais foram à rua participar de uma gincana com corridas de calhambeques e foi servido um churrasco na Quinta da Boa Vista", informa a professora de radiojornalismo e pesquisadora Débora Lopez, através do site Rádio na Rede.
 
Confusão - Outras datas foram pensadas para homenagear o rádio e os radialistas, mas não têm, para os profissionais do rádio, o mesmo peso histórico do 21 de setembro.
 
Sandro Silva Inomata é um dos mais renomados e conceituados comunicadores do rádio obidense, há 29 anos contribuindo com a sociedade.
 
"Agradecemos à Deus que é nosso Grande Arquiteto. Que nos permitiu tudo isso que vivenciamos hoje. Muito obrigado à Deus por tudo. São 29 anos tentando contribuir com a rádiodifusão em Óbidos. De 1991 até 2004 na Rádio Atalaia, de 2004 até agora na Rádio FM Santana. Passamos um determinado tempo, lá na Rádio Sentinela. Ou seja, e nisso tudo nós formamos amizades." Disse Sandro Silva Inomata.

CLICK AQUI – Veja o ao vivo

Mais recentemente, em decreto assinado pelo Ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi instituído no calendário de efemérides nacionais o dia do radialista a ser comemorado em 7 de novembro, data de nascimento do compositor, músico e radialista Ary Barroso, mas a maioria continuou a comemorar em 21 de setembro.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp