15/07/2020 às 10h39min - Atualizada em 15/07/2020 às 10h39min

SEMA de Óbidos fiscaliza queima de lixo doméstico na cidade | Portal Obidense

Vários focos de queimadas foram identificados, a prática é comum em Óbidos o que é prejudicial à saúde e constitui crime ambiental

Por: Eli Junior
Agente da Sema Óbidos | Foto: rafael Santos
ÓBIDOS - Um crime cometido por pessoas de todas as classes sociais. De professores aos catadores de resíduos sólidos. Dos bairros centrais aos periféricos.
 
A queima do lixo doméstico se agrava neste período e os agentes da secretaria Municipal de Meio Ambiente saem às ruas de Óbidos, à noite, em busca de focos de fogo e fumaça.
 
Saímos em companhia dos fiscais da Sema na noite desta terça-feira (14) e pudemos comprovar que a ação, considerada criminosa não atinge somente quem provoca a queima. A fumaça é dita democrática, de forma irônica, porque atinge a todos. Espalha-se com a ação do vento e muda de acordo com o sopro da natureza.
 
Foram vários bairros fiscalizados pelos agentes da Sema e em todos encontramos indícios de fumaça. Não propriamente sendo o causador da queimada, contudo sendo atingido pela cortina de fumaça.

CLICK AQUI - Acompanhe no ao vivo
 
Do Bela Vista ao São Francisco. De Fátima ao Perpétuo Socorro. De Santa Terezinha ao São José Operário. Neste último a situação é mais crítica. A queima dos entulhos do aterro CONTROLADO (Se podemos chamar assim), a noite é um descontrole, e me perdoem o trocadilho, mas sem vigilância, já que nem guaritas o local possui, para abrigar os vigias, segue a receber visitas indesejadas e criminosas que através de uma chama atingem Grande parte da área urbana de Óbidos.
 
E sim, os moradores da comunidade São José Operário sofrem mais. O pior, crianças, de colo são vítimas dessa fumaça que todas as noites aparecem, como uma névoa, maligna a enlouquecer e atormentar famílias inteiras.
 
"A gente faz o papel de orientar, fiscalizar. Mas, não cabe só a nós, fiscais da Sema. Se todos fizerem a sua parte não estaremos servindo de babá para pessoas que queimam seu lixo nos seus quintais e no aterro, colocando em risco a vida de idosos, crianças e pessoas com problemas respiratórios. Isso é passível de multa e multa pesada. Talvez só assim para que todos se conscientizem do perigo que estão propagando." Desabafo do Agente da Sema Óbidos, Nildo.

CLICK AQUI - Acompanhe no ao vivo
 
A fumaça, oriunda da queima do lixo doméstico e no aterro "CONTROLADO" prejudica a recuperação das vítimas da Covid-19, contribui para o agravante do quadro clínico das pessoas, ainda infectadas com o vírus e o que dizer das pessoas que sofrem de problemas respiratórios?


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp