25/06/2020 às 20h10min - Atualizada em 25/06/2020 às 20h10min

Professor Obidense Otávio do Canto participou de banca de mestrado da Universidade de Le Mans ǀ Portal Obidense

Otávio do Canto integra a banca de mestrado da Universidade de Le Mans na França.

PPGEDAM
Foto: Arquivos PPGEDAM
O Professor Doutor Otávio do Canto, nascido em 1964 viveu nos municípios de Óbidos e Juruti, oeste do estado do Pará. Fez parte da geração de garotos criados nas terras e nas águas das várzeas do grande rio Amazonas. Filho de Raimundo Ferreira Lopes, lavrador varzeiro, que por longos anos se dedicou à plantação de Juta e da saudosa Iolanda Canto Lopes, professora primária, participou como júri na Banca de Defesa de Mestrado de Amélie Gouletquer, na Universidade de Le Mans na França, dia 22 de junho. O trabalho da discente intitulado “Agroécologie à Madagascar : Quels sont les principales contraintes à la mise en oeuvre des pratiques agricoles durables ? – Etude de cas de la région d’Itasy” foi orientado pelo Prof. Dr. François Laurent no Programa de Pós-Graduação em Gestion des Territoires et Développement. 

Otávio do Canto é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia, do Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (PPGEDAM/NUMA/UFPA) nasceu nas proximidades do Lago Pauxis em Óbidos. E, no ano de 2020, desenvolve suas atividades de Pós-Doutorado na França, por meio do CAPES-COFECUB, com apoio do laboratório Governança, Risco, Meio Ambiente e Desenvolvimento (GRED), Universidade de Paul Valery, Montpellier 3, sob a supervisão do Dr. Frédéric Leone, Jean-Rafaël Gros-Desormeaux e Lise Tupiassu. O Professor coordena o Grupo de Pesquisa Sociedade-Ambiente das Amazônias – GPSA.

Destaca-se ainda que a participação do professor Otávio do Canto está vinculada ao Acordo de Cooperação Técnico-Científico firmado, em 2019, entre a Universidade Federal do Pará e a Universidade de Me Mans, França.
Luiz Otávio do Canto Lopes é Filósofo, graduado em Geografia pela Universidade Federal do Pará – UFPA, Especialista em Política Científica e Tecnológica para a Amazônia no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - NAEA/UFPA, especialista em Ciências do Ambiente, Mestre em Geografia Agrária e Doutor em Desenvolvimento Rural no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor titular da Universidade Federal do Pará. Tem experiência em Geografia da Amazônia, com ênfase em Populações; Conflitos Ambientais; Ordenamento do Território e Desenvolvimento Rural.


Entre tantos artigos e contribuições publicadas, este ano no ultimo 09 de abril de 2020 proferiu conferência intitulada "Conflitos Socioambientais e Territórios Vulneráveis nas Amazônias Brasileiras: Território abrigo - território recurso e o Projeto Juruti Sustentável da mineradora Alcoa", em atendimento ao convite do Greenpeace Brasil.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp