23/06/2020 às 18h15min - Atualizada em 23/06/2020 às 18h15min

SEMMA instala placas Informativas “Proibido Jogar Lixo” na Travessa Paulo Matos, em Óbidos | Portal Obidense

A iniciativa foi dos moradores no intuito de evitar o despejo de lixos no local, evitando agressão ao meio ambiente, caso isso aconteça quem for flagrado responderá por crime ambiental

Por: Hayme Amorim
Placa afixada - Não Jogue Lixo neste local | Foto: Ali Junior
ÓBIDOS - O final da Travessa Osvaldo Matos, com acesso a uma linda vista do Rio Amazonas, onde se chega no lugar conhecido como “barreira” do município, não é um local de risco pois a natureza se encarrega de fazer este trabalho de preservação, porém segundo informaram os moradores algumas pessoas não respeitam e acabam despejando lixo sólido no local.

Na manhã desta terça-feira (23), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou a instalação de Placas Informativas, no final da Travessa Osvaldo Matos, que fica no Bairro de Santa Terezinha, a pedido de moradores da localidade, pois segundo informações, existem pessoas de outros bairros despejando seus lixos domésticos no local.

Arborização

Os moradores das proximidades são conscientes, tanto que realizaram os trabalhos de arborização e plantações de várias leguminosas, para que assim o despejo de lixo não fosse realizado, sabendo que o coletor de lixo passa todas as segundas, quartas e sextas, mas não sendo o suficiente, o aparecimento de lixo continuou, fazendo com que acionassem a Secretaria de Meio Ambiente.

Pé de Maniva | Foto: Eli JUnior

Conversamos com o agente Nildo, que explicou as medidas a serem tomadas a partir de hoje e o que acontecerá com quem for pego despejando lixo no local. "Pessoas de outros bairros vem realizar o despejo de seus lixos domésticos neste local, graças a Deus as pessoas que moram aqui, já tem a consciência de que preservação para o meio-ambiente é o melhor para a vida deles, se resíduos domésticos forem jogados aqui, irá causar proliferação de pragas como ratos, baratas trazendo risco não só para o meio ambiente como para a saúde dos moradores, então os moradores se conscientizaram chamaram a SEMMA e dando apoio, já fizemos uma parceria com os moradores hoje, onde eles irão avisar quando outras pessoas vierem fazer o despejo do seu lixo doméstico e nós iremos acionar a polícia pois eles estarão cometendo um crime contra o meio ambiente podendo pagar multa ou prisão. Se pegarmos alguém em flagrante nós iremos levar a delegacia para o indivíduo responder civil e criminalmente". Afirmou.

Nildo agente da SEMMA | Foto: Eli Junior

CLICK AQUI – Assista matéria do local

Vale ressaltar que de acordo com a lei n°9.605, de 12 de Fevereiro de 1998, Seção III, da Poluição e outros Crimes Ambientais, ART. 54, Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora, pode receber uma pena de reclusão, de um a quatro anos, e multa. Sendo assim, pense bem antes de jogar lixo em local inapropriado, vamos preservar o meio ambiente.




Girimuzeiro | Foto: Ali Jinor


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp