05/06/2020 às 18h58min - Atualizada em 05/06/2020 às 18h58min

SEMMA Óbidos promove soltura de quelônios | Portal Obidense

Tartarugas e Tracajás, foram devolvido a natura no lago do Mamauru

Por: Eli Junior

ÓBIDOS - Na tarde do último dia 04 de junho, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Óbidos realizou no Lago Mamauru a soltura de 115 indivíduos da espécie 'Podecnemis expansa', popularmente conhecido como TARTARUGA da Amazônia e 282 indivíduos da espécie 'Podecnemis unifilis', popularmente conhecido por TRACAJÁ.

A soltura desses animais foi possível graças às ações fiscalizatórias realizadas no final de 2019 pelas equipes de fiscalização da SEMMA Óbidos no combate a captura, transporte e comércio de ovos. Porém, o sucesso dessa ação não seria possível sem a parceria de Paulo Haroldo, morador da comunidade Maria Tereza, o qual todos os anos cede parte de sua propriedade para o 'plantio' dos ovos apreendidos além de emprestar seus conhecimentos para o 'plantio' que busca reproduzir a ação natural da mãe quando bota os ovos nos buracos na areia.

É Importante ressaltar que os animais em questão encontram-se no estado de alerta de risco de extinção e que em algumas localidades já são raras a presença desses indivíduos. As ações do órgão são voltadas à proteção e preservação da biodiversidade dentro dos limites do município e se faz necessário a inclusão da sociedade na busca de um equilíbrio das ações humanas no meio natural.

"PARA VIVER NOVAS EXPERIÊNCIAS VOCE TERÁ QUE DEIXAR O CONFORTO DOS COSTUMES." Mensagem da Secretaria de Meio Ambiente de Óbidos.




 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp