19/04/2016 às 16h19min - Atualizada em 19/04/2016 às 16h19min

UFOPA realiza audiência pública para discutir a implantação de novos cursos em Óbidos

Os dados colhidos no encontro, serão encaminhados para apreciação do Conselho Superior da UFOPA.

Por: Érique Figueirêdo

Fotos: Wendel Menezes

ÓBIDOS – A reitoria da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), realizou na manhã desta terça-feira (19), em Óbidos, uma Audiência Pública para consultar a população sobre quais cursos de graduação devem ser implantados no Campus obidense.

Participaram da audiência representantes do Ministério Público Estadual (MPE); da Subseção de Óbidos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); da Reitoria da UFOPA, professores, gestores e alunos das escolas de ensino médio e de outras entidades que representam diversos segmentos da sociedade obidense.

Segundo a coordenação, cerca de 300 pessoas estiveram presentes na sede da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, no bairro de São Francisco, para conhecer o planejamento da UFOPA, que espera implementar em cada Campi, dois cursos de graduação, sendo um de Licenciatura e um de Bacharelado, a partir do segundo semestre desse

ano.

“O que a população decidir hoje aqui, será levado para administração da universidade em Santarém, que fechará, quais os cursos que virão para o Campus de Óbidos. A decisão desses cursos será baseada em uma série de fatores, como a economia local, o resultado de uma pesquisa anterior que foi feita com alunos aqui de Óbidos, e o resultado dessa audiência, para fechar os cursos que serão implantado em Óbidos”, explicou Melinda Savino, administradora da Campus da UFOPA de Óbidos.

Além do curso regular de Pedagogia implantado no ano passado, o Campus obidense deverá ganhar mais 5 até 2019. A UFOPA pretende instalar cursos nos Campi do interior que abranjam diversos setores da sociedade, levando em consideração a vocação de cada município, que será identificada pelo levantamento realizado a partir das audiências públicas.

Questões como a estrutura do campus e o corpo técnico de servidores também serão levados em consideração para a escolha dos cursos. Um levantamento apontou que os cursos de Direito, Engenharia de Pesca, Química, Biologia e Pedagogia, despontaram na preferência dos obidenses.

“Em termos de estrutura nós precisamos trazer pessoal docente pra região, e dependendo do curso que a gente for implantar, a gente precisa melhorar muito a nossa estrutura em Óbidos, principalmente em termos de laboratórios”, disse o Professor Doutor Thiago Vieira, pró-reitor de Cultura, Comunidade e Extensão da UFOPA.

As informações colhidas durante a audiência, serão encaminhadas para a apreciação do Conselho Superior da UFOPA, para decidir quais cursos a instituição tem condições de ofertar no Campus de Óbidos.

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp