13/03/2020 às 15h26min - Atualizada em 13/03/2020 às 15h26min

Comunidade do Andirobal em Óbidos realiza festival da castanha | Portal Obidense

O festival chega em sua XXIII edição e reuni pessoas de comunidades e cidades vizinhas

Por: Elton Pereira
Comunitário e bolo de comemoração no festival da castanha | Foto: Elton Pereira
ÓBIDOS – A comunidade do Andirobal, fica distante 72 km da sede do município de Óbidos, no oeste do Pará, na noite da última quinta-feira (12) foi aberta oficialmente a programação do XXIII Festival da Castanha.

A localidade conhecida como uma das mais tradicionais no cultivo da castanha, mantém há mais de duas décadas a tradição dos moradores que sobrevivem da coleta de um dos frutos de maior valor da floresta amazônica, de celebrar anualmente a produção da castanha e seus derivados, com isso a programação é voltada para também homenagear os comunitários que vivem do extrativismo.

O nome da comunidade ser Andirobal, é que havia muitas árvores de andirobeira no local, quando este começou a ser habitado no início do século quando foi formada a Comunidade”.
Conforme a tradição, os antigos moradores de Andirobal foram “Seu” José Patrício, João Fernandes de Oliveira, Raimundo Bibiano, Sabino Fernandes de Oliveira, “Seu Flor da Ponta”, José Gregório, “Seu” Joca, “Seu” Caxias, “Seu” Manoel, vulgo “Manuelzinho”.

No início da comunidade, os habitantes tinham como labor a agricultura. Coleta de castanha-do-pará, cumaru e outros frutos naturais, babaçu, jutaicica, resina de breu. Plantio de roça de mandioca, aipim, milho, ananás, abacaxi, maracujá, banana, feijão, cana de açúcar, arroz, café, abóboras e hortaliças. Frutos como abacate, cupuaçu, tamarindo, manga, goiaba e frutas cítricas. Extração de óleos vegetais, madeira e cipós. Criam animais domésticos e se alimentam mais da caça, hoje muitas coisas mudaram.

O festival é reconhecido como um dos maiores eventos culturais da região onde a comunidade está localizada, na divisa com o município vizinho de Curuá, as proximidades da PA - 429. O primeiro dia de evento atraiu grande público para prestigiar a programação cultural e degustar as iguarias feitas a partir da castanha, tivemos ainda o tradicional jantar dos castanheiros e os parabéns com direito a bolo de 23 anos de realização do festival.

Com a finalidade de demonstrar as várias utilidades da castanha-do-pará (Bertholletia excelsa), principal produto alimentar do extrativismo da região amazônica, foi criado e realizado aqui o “Festival da Castanha”.

Ao centro vice-prefeito de Óbidos Iomar Barros e moradoras da comunidade | Foto: Elton Pereira

Na oportunidade esteve presente o vice-prefeito de Óbidos Isomar Barros que falou sobre o evento: “O festival da Castanha na comunidade do Andirobal em Óbidos é um dos mais aguardados pela região e um dos melhores de Óbidos, a valorização do trabalho realizado pelos comunitários é muito importante bem como o incentivo por parte dos órgãos públicos para que não possamos deixar morrer o evento, onde aprendemos a valorizar cada vez mais o extrativismo”. Disse o prefeito em Exercício.

A programação segue nesta sexta-feira (13) com uma grande seresta do trio Recordações comandada por Rosinaldo Cardoso, no sábado dia do encerramento várias ações estão programadas como as provas do maior e menor ouriço encontrado. Neste sábado (14), além de programação esportiva com corrida dos castanheiros com paneiro nas costas e torneio de futebol, haverá escolha da rainha do festival e a festa de encerramento que contará com a presença do cantor Gilvandro Costa.

Contato - O Portal Obidense Whatzapp, para entrar em contato pode enviar mensagem a qualquer hora para o número (93)9 9215-7138


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp