28/02/2020 às 17h36min - Atualizada em 28/02/2020 às 17h36min

Mirante do Desagravo ou Mirante da Garganta do Amazonas interditado por tempo indeterminado | Portal Obidense

Uma cerca de “Ripinhas” separam a visão e a contemplação do maior rio do mundo

Por: Walmir Ferreira
Na parte interna do Mirante uma Cerca de "ripinhas" | Foto: Walmir Ferreira
ÓBIDOS - No centro urbano e histórico da cidade de Óbidos, Oeste do Pará temos a imponente praça Barão do Rio Branco que é tradicionalmente conhecida como praça de Santana. Ela abriga a Matriz de Sant’Ana. O local é bastante conhecido pela festa da padroeira (Sant’Ana) da cidade pauxiara e por ter sido ponto estratégico na defesa do território. O mirante dá uma vista privilegiada do Rio Amazonas na parte mais estreita de sua imensidão. Daí a expressão “Garganta do Rio Amazonas”. Mas, sua importância e beleza natural enfrenta o fenômeno de terras caídas.

O mirante dá acesso a uma vista belíssima do Rio Amazonas. A frente até recebeu nova pintura, mas ao entrar no local nos deparamos com a falta de reparos nos bancos, iluminação e paisagismo.

Mirante localizado entre cliper de Santana e Curio | Foto: Walmir Ferreira

Ainda há, esperança

Uma grande obra está para ser realizados, chamado “Projeto Orla” isso será determinante para salva o local que a muito servia de ponto de encontro para amigos e namorados e que também serviu para registro de belas fotos e usado por muito para uma longa e recompensadora meditação.

Dentro do Mirante uma barreira, construída em madeira, que impede o acesso das pessoas, recomendação da defesa civil, uma forma de proteger todos que por lá passam. Não tem mais como se olhar o rio daquele lugar, mas tem como se ver o futuro se o poder público tiver interesse em revitalizar o Mirante que ocupa um espaço de pouco metros quadrado de um valor incalculável sentimentalmente.

A barreira com aproximadamente 30 metros de altura, com o passar dos anos, foi desabando e a erosão chegou ao nível mais crítico, já está na base do muro do mirante e caindo.



Praça Barão do Rio Branco | Foto: Walmir Ferreira


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp