08/04/2016 às 14h20min - Atualizada em 08/04/2016 às 14h20min

Caminhada marca o Dia Mundial da Saúde em Óbidos

Evento realizado pela Secretária Municipal de Saúde, ofertou serviços médicos e repassou orientações de como combater o sedentarismo.

Por: Érique Figueirêdo

Fotos: Wendel Menezes

ÓBIDOS - Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Óbidos (SEMSA), realizou na noite de quinta-feira (8), a primeira edição da Caminhada de Bem Com a Vida. A iniciativa teve como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prática de atividades físicas para se ter uma melhor qualidade de vida.

A programação que iniciou no final da tarde com a concentração na Praça Sesquicentenário, contou com a prestação de serviços de aferição da pressão arterial e alongamento, cuidados necessários para deixar os participantes bem dispostos para a caminhada.

Nem a forte chuva que caiu no início da noite de quinta, desanimou o público. Segundo a Secretaria de Saúde, aproximadamente 300 pessoas participaram da caminhada, que

chamou a atenção dos obidenses para as graves consequências do sedentarismo, considerado o principal causador de doenças como obesidade, diabetes e hipertensão.  “Graças a Deus a adesão a essa caminha foi muito boa, infelizmente tivemos o adendo da chuva, mas estamos muito felizes em saber que a população abraça essa causa da prevenção. A população compareceu e permaneceu mesmo após a forte chuva. Sem dúvida é muito bom ver todos se esforçando para informar a população da importância da prevenção”, disse Bruno Ricardo Rocha, secretário municipal de saúde.

A caminhada teve o seu itinerário reduzido devido à chuva, mas não desanimou as centenas de pessoas que empolgadas pelo ritmo aeróbio, percorrem as principais vias dos bairros de Lourdes e Centro. “A chuva na verdade chegou para aliviar o calor,

mas animou o pessoal também, a gente fica feliz porque as pessoas estão aqui prestigiando e estão curtindo esse momento”, comemorou Isabela Taktomi, umas das enfermeiras responsáveis pelo caminhada.

O autônomo José Roberto, 65 anos, era uma das centenas de pessoas que participaram do evento, adepto de práticas esportivas, ele parabenizou a iniciativa. “Pra gente que já tem uma certa idade isso é muito bom, a gente vê muitos jovens hoje que não tem essa disponibilidade assim como eu. Eu trouxe a minha família e torço pra que essa caminhada continue”.

Na chegada, uma equipe de apoio realizou o trabalho de hidratação e distribuição de frutas, medidas necessárias para ajudar na recuperação dos caminhantes.

Entre exercícios de aeróbia e alongamentos, foram repassadas informações sobre como prevenir o diabetes, doença crônica degenerativa, que foi escolhida como tema pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para o ano de 2016. “A secretaria de saúde estará durante todo o ano desenvolvendo ações de prevenção, para conscientizar a nossa população de que levar uma vida saudável vale muito a pena”, finalizou Bruno Ricardo.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp