14/01/2020 às 20h16min - Atualizada em 14/01/2020 às 20h16min

Saiba quais os vereadores que anteciparam seu voto para aprovação das contas do ex-prefeito Jaime Silva | Portal Obidense

Mesmo sem ter sessão para votação, os parlamentares fizeram questão de antecipar sua decisão e entendimento

Por: Elton Pereira

Foto: Verônica Avinte.
ÓBIDOS – Os vereadores Bico de Pato, Valdo Amorim e Rylder Afonso seguiram o parecer da não aprovação das contas do ex-prefeito Jaime Silva como consta na Ata de reunião assinada por eles no dia 06/12/19, quando o mesmo foi colocado em apreciação. A não aprovação está no relatório do vereador Francisco Soares de Aquino Filho (Chico Barbado) que é relator dessa matéria. No entanto mudaram de opinião.

Em entrevista concedida ao Portal Obidense na manhã desta terça-feira (14), os vereadores abaixo falaram que são favoráveis a aprovação das contas do ex-prefeito Jaime Silva.


Bico de Pato - 1.078 votos

Carlinhos Guimarães – 775 votos

Lindomar Marinho – 562 votos

Rylder Afonso – 1.027 votos

Valdo Amorim – 501 votos



CLICK AQUI – Leia e imprima o parecer do relator

CLICK AQUI – Leia e imprima a ata re reunião de 06/12/19

CLICK AQUI – Leia o que disseram os vereadores ao Portal Obidense

Esses vereadores adiantaram seus votos mencionando o parecer do TCM, que aprovou com ressalvas as contas do ex-prefeito Jaime Silva. O próprio TCM alerta que quem deve julgar com devido critério as contas do executivo é o poder legislativo, ou seja, os vereadores. Dessa forma não se deve votar conforme o parecer do TCM e sim conforme o entendimento de cada vereador.


Essas ressalvas foram colocadas como irregularidades (pedaladas fiscais), que deveriam ser mais bem examinadas, entre as irregularidades, apontadas segundo o relatório, está na remessa fora do prazo de informação de gestão do 1º e 2º semestre; não apropriação de encargos patronais e pagamento a maior do Vice-Prefeito no valor de R$9.300,00 (Nove Mil e Trezentos Reais). Verbas de pagamento de pessoal acima do permitido, deixou de aplicar na saúde em Óbidos, percentual mínino de 15%, foi aplicado apenas 9,54%, entre outras.
 
De posse da ata de reunião e do parecer do vereador Francisco Soares de Aquino Filho conhecido como Chico Barbado que é o relator do processo das contas do ex-prefeito, identificamos que os mesmos vereadores votaram favorável a existência de tais irregularidades como as acima citadas.

Tal mudança repentina de opinião foi tratada com estranheza em meio ao cenário político obidense, tendo em vista uma denuncia de suborno envolvendo alguns nomes da câmara de vereadores para votarem a favor da aprovação das contas do ex-mandatario do executivo, denuncia essa que não tem e nem apareceu provas.

Existem algumas fotos que circulam em redes sociais, enviadas ao Portal Obidense, onde aparece o ex-prefeito discursando aos seus correligionários, entre eles alguns que estavam na câmara municipal.

Em uma das fotos, estão os vereadores que exerceram seu voto hoje (14) sem precisar, pois à sessão desta terça-feira, foi interrompida, ouvindo também o discurso do ex-prefeito.

O Presidente da Câmara Municipal de Óbidos informou que vai remarcar outra data para que, seja feita a votação de forma oficial. O Portal Obidense em momento oportuno estará falando com ex-prefeito Jaime Silva e com os demais vereadores.

Contato - Portal Obidense, Whatzapp, para entrar em contato pode enviar mensagem a qualquer hora para o número (93)9 9215-7138



 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp