05/04/2016 às 08h58min - Atualizada em 05/04/2016 às 08h58min

Vinícius Lopes confirma que deixará o comando da SEMMA de Óbidos

Durante entrevista concedida ao Portal Obidense, Vinícius falou dos motivos do seu afastamento da pasta ambiental e agradeceu aos colaboradores de sua gestão.

Da redação
Foto: Arquivo/Portal Obidense

ÓBIDOS – Após três anos à frente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Óbidos (Semma), o secretário Vinícius Picanço Lopes confirmou no início desta semana que deixará a direção da pasta, para retornar ao quadro de servidor federal, já que ele é servidor de carreira do extinto Ministério da Pesca e Aquicultura e está apenas cedido para a Prefeitura de Óbidos.

Com uma gestão marcada pela consciência de que só a educação poderia mudar os problemas ambientais, o jovem secretário alavancou a gestão ambiental no município, chegou ao topo ao certificar Óbidos no programa municípios verdes, e viu todo o seu trabalho ser colocado “em cheque” após a sua prisão na operação Madeira Limpa da Polícia Federal.

Em entrevista ao Portal Obidense, Vinícius falou da necessidade de retornar ao seu cargo na autarquia federal e descreveu a sua saída como o término de um ciclo.

Portal Obidense – Qual o motivo da sua saída?

Vinícius Lopes – Eu sou servidor de carreira do instinto Ministério da Pesca, estou cedido para a Prefeitura de Óbidos, e com a reforma administrativa feita pela presidente Dilma Roussef em novembro do ano passado no qual o Ministério da Pesca foi extinto, a gente acabou vendo a necessidade de dá um tempo nessa seção, não pedi a prorrogação dessa seção, pra que a gente pudesse permanecer com a garantia desse vínculo no executivo federal, sem riscos tanto pra mim, quanto para a administração, e ai talvez a gente tenha consolidado um ciclo de gestão e esse ciclo agora precisa ser renovado. Acho que esse é o momento de trazer uma nova cabeça, com novas ideias, para produzir coisas novas. Torço para que o prefeito Mário Henrique e tenho certeza que ele vai saber encontrar uma pessoa, pra desenvolver os trabalhos bem, pra acertar mais e assim todo mundo sai ganhando. 

Portal Obidense – Quando você deixará oficialmente a Semma?

Vinícius Lopes – Eu respondo pela Secretaria de Meio Ambiente até o dia 6 de abril, e a partir do dia 7 a gente já deve ter ai a figura do novo ou nova titular da pasta assumindo. O prefeito está discutindo ai com a equipe de governo já a algum tempo, qual a melhor proposta pra substituição na Semma, então já a partir do dia 7 de abril a gente já deve ter ai uma outra pessoa a frente da pasta ambiental do município.

Portal Obidense – Quais os trabalhos realizados pela Semma na sua gestão, que você destacaria?

Vinícius Lopes – Eu acho que o trabalho que a gente fez em conjunto até transformar Óbidos em um município verde. Lembrando que Óbidos foi o primeiro município verde de todo oeste paraense, conseguiu alcançar aquelas metas de indicadores socioambientais, que revelam que de fato aqui a gente fez um trabalho sério em relação a gestão ambiental, tanto relacionado ao ordenamento de cadeias produtivas, ao desenvolvimento de atividades econômicas dentro de uma perspectiva de sustentabilidade, e a repressão ao uso desordenado de recursos ambientais. Então eu acho que esse complexo de ações culminou na elevação de Óbidos ao título de município verde. Sem dúvida eu destaco esse como um dos grandes feitos da nossa gestão.

Portal Obidense – Você retornará para Manaus após o seu afastamento?

Vinícius Lopes – A princípio sim, eu devo retornar para a capital do Amazonas, até porque é a minha unidade de lotação no executivo federal, e dali existem algumas propostas como por exemplo ficar em Brasília, no outro órgão do executivo federal que não o Ministério da Agricultura, pra fazer uma coisa totalmente diferente. Eu estou estudando todas possibilidades, e todas elas eu vou verificar em conjunto com a minha família e só depois que eu resolver essas questões, vou saber onde eu devo ficar nesses próximos meses e anos ai.

Portal Obidense – Você já sente à vontade para agradecer a todos pelos anos de parceria?

Vinícius Lopes – Sem dúvida! Eu gostaria de agradecer a toda a comunidade pela aceitação do trabalho, a gente sabe que é sempre difícil você está à frente de uma pasta com poder de polícia administrativa e que em muitos momentos você tem que acabar fazendo o uso de meios repressivos para promover o ordenamento de algumas atividades. Mas é um trabalho que não é do Vinícius, é um trabalho que é inerente da Semma é quem não o fizer vai responder por isso. Mas eu deixo aqui os meus agradecimentos a todos que colaboraram com o meu trabalho, apesar de nós sabermos que nunca seremos uma unanimidade.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual BANDA ou CANTOR que vc gostaria de ver num Grande Evento Paraense em 2020 em Manaus

2.3%
23.0%
10.2%
1.3%
0%
0%
15.1%
1.6%
0.7%
35.5%
1.3%
4.3%
3.3%
1.3%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp