01/04/2016 às 15h56min - Atualizada em 01/04/2016 às 15h56min

Embaixador da Alemanha visita Óbidos e conhece projetos sociais da Diocese

A Diocese de Óbidos apresentará um projeto a embaixada alemã, para captar recursos do fundo de financiamento para projetos sustentáveis, mantido pelo governo estrangeiro.

Por: Érique Figueirêdo

Foto: Wendel Menezes

ÓBIDOS – O Embaixador da Alemanha no Brasil, Dirk Brengelmann, está realizando desde a última quarta-feira (30), a sua primeira visita oficial a região oeste do Pará. O embaixador que está acompanhado do assessor de desenvolvimento social da embaixada alemã, Jonathan Fuchs, veio conhecer de perto os trabalhos que são desenvolvidos em diversas áreas, pela Diocese de Óbidos.

A agenda do Embaixador em Óbidos, contou com uma série de visitas aos projetos sociais da igreja. Entre as visitas, Brengelmann foi até a Fazenda da Esperança e conheceu um pouco do cotidiano dos internos que estão em processo de recuperação da dependência química.

A visita do representante do governo germânico, é um dos efeitos positivos do trabalho de internacionalização da diocese obidense, que vem sendo realizado por Dom Bernardo nos últimos anos. Um dos resultados mais eficazes, foi a parceria firmada entre a diocese alemã de Würzburg e a igreja local. “Nós temos uma relação muito estreita com a Alemanha,

devido também pelos padres e demais religiosos alemães que passaram por aqui, por tanto essa influência ela é importante. Eu já havia convidado o senhor embaixador em Brasília para ele conhecer a nossa região, e ver alguns dos nosso trabalhos que são frutos dessa parceria entre Brasil e Alemanha, que muitas das vezes não são conhecidos”, ressaltou Dom Bernardo, bispo da Diocese de Óbidos.

A intenção, é que após a visita diplomática, seja iniciado o processo de criação de um projeto voltado para o reflorestamento de áreas degradadas, que deverá ser financiado pelo governo alemão e desenvolvido pela igreja. “Nós estamos pensando na questão ambiental, como nós vamos iniciar um novo projeto reflorestamento, em parceria com a Casa Familiar Rural, nós estamos estudando como nós vamos poder desenvolver esse trabalho. É uma coisa que ainda está no início, certamente nós precisamos definir como isso será feito. A nossa intenção é que esse projeto de reflorestamento seja financiado pelo fundo de financiamento do governo alemão”, explicou Dom Bernardo.

Durante entrevista coletiva, Dirk Brengelmann, enfatizou o engajamento da Alemanha na proteção da floresta tropical, o incentivo de projetos na área de geração de energias renováveis, e de projetos que abraçam causas humanitárias. “A região Amazônica para nós é prioritária. Nós temos interesse no desenvolvimento da região Amazônica que também é muito importante para o Brasil. Nós consideramos a Amazônia como um bem global, e por isso nós já desenvolvemos trabalhos com o Ministério do Meio Ambiente, com alguns Governos Estaduais, e instituições como Chico Mendes, Icmbio e com o Fundo Amazônia”.

Perguntado sobre a atual conjuntura política do país, o embaixador alemão garantiu que a crise política e econômica do Brasil, não irá interferi no financiamento de novos projetos. “Novos acordos foram firmados entre os dois governos na última visita ao Brasil da chanceler alemã Angela Merkel, e essa parceria na área ambiental vai continuar sendo a área prioritária para a Alemanha, por isso o financiamento de novos projetos não terá interferência”.

A visita de três dias do embaixador Dirk Brengelmann, encerrou nesta sexta-feira (1). A embaixada alemã e a Cúria Diocesana deverão se reunir novamente para decidir os detalhes do projeto que deverá passar por análise pelo governo da Alemanha, antes de ser aprovado.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp