10/10/2019 às 13h04min - Atualizada em 10/10/2019 às 13h04min

Manaus, rica culturalmente, esplêndida naturalmente, orgulho do manauara | MeuNorte

Por: Walmir Ferreira
Personagem Raimundo e Maria | Foto: Walmir Ferreira
MANAUS – Gentílico é a palavra que designa a origem de uma pessoa, o lugar onde ela nasceu, o que seria seu primeiro patrimônio, assim o manauara designa Manaus, seu bem maior.

Manaus uma selva de pedra no meio da Amazônia brasileira, banhada pelo maior rio do mundo, nasceu de uma fortificação erguida pelos portugueses contra a invasão espanhola. Seu nome surgiu em homenagem aos Manaós, tribo de índios guerreiros que se recusavam a ser dominado pelos portugueses, militares e religiosos. Manaus vai completar 350 anos, quando recebeu o título de cidade no dia 24 de outubro de 1848, tinha apenas 16 ruas, um pequeno aglomerado com 3 mil habitantes e 250 casas, é o que está registrado na biblioteca municipal.

O manauara se orgulha de sua cidade e cultura, fala com alegria e com prazer de suas “coisas”, é saudoso e cita os tempos áureos da borracha a Belle Époque (Bela época), do teatro Amazonas, Mercado Municipal com seus styllus da arte moderna um complexo arquitetônico rico pela sua história.

Na cultura tem o boi predominante do município de Parintins, mas pertence a Manaus por ser a capital do estado, já é patrimônio cultural e imaterial do Brasil.

A cada ano o aniversário da cidade é mais comemorado, recentemente a cidade recebeu homenagem da colônia paraense que reside no estado em uma grande festa no SESI Clube do Trabalhador, evidenciando que esse orgulho manauara, também pertence e está contido nos demais imigrantes de todo o Brasil que fixaram residência na capital do Amazonas, para isso foi convidado a Banda Carrapicho que levou o nome e a musicalidade do Amazonas para o mundo.

G. Carrapicho - Festa paraense no SESI dia 28/09/19 - Homenagem a Manaus | Foto: Ariana Paz

Sobre o orgulho de ser manauara disse Zezinho Correa (foto): “Manaus é meu tudo, é uma ilha de riqueza, trabalho diariamente por Manaus, sempre que viajo para França, isso acontece sempre, eles querem ver e ouvir nossa música onde mostramos nossa dança, aproveito para falar bem e dizer que realmente moramos em um paraíso. Vou te dar um exemplo recente de um orgulho manauara, fui procurado por uma associação de paraenses, iriam fazer uma festa paraense e lá ia rolar, uma homenagem a Manaus e queriam que o carrapicho estivesse lá, me senti tão feliz que baixei até o valor do Cachê, me senti feliz e orgulhoso, você sabe a história de paraense e amazonenses né?”   

Hoje Manaus é importante para o mundo quando se fala de meio ambiente, fauna e flora, se tratando de legislação tributária vender para o Amazonas é como se fosse vender para outro país, por causa dos incentivos, aqui tem área de livre comercio a Zona Franca de Manaus outro orgulho do manauara.

Conversei com Kid Mahall, jornalista e produtor cultural, disse que criou o personagem Raimundo e Maria, quando esteve em São Paulo, as pessoas se dirigiam a ele dizendo que ele falava engraçado, diferente foi então que notou, que isso era bom e surgiu Raimundo e Maria.

Pedi para o Kid me responder duas perguntas: Manaus vai completar 350 anos. Como amazonense o que te dá mais
orgulho? “Conheço e vivo em Manaus há mais de 50 anos e tenho a grata alegria de poder ver a minha cidade crescer e se desenvolver. E o que me dá mais orgulho é a bondade do povo da minha terra, na hospitalidade e no receptivo daqueles que nos visitam ou escolhem morar em nossa Manaus".
Você pode me falar como seria ou como é seu relacionamento com a cidade de Manaus? "Gosto de Manaus. Gosto do povo da minha terra. Degusto cada lugar, seja urbano ou rural. Procuro colaborar com o crescimento cultural, social e recreativo. Propicio qualidade de vida e bem estar a todos que tenho acesso. Faço isso por vocação e por amor. E o meu relacionamento é de respeito, as nossas coisas, a nossa cultura e a nossa tradição. Por isso sempre que me perguntam de onde eu sou eu respondo em forte e bom tom: SOU DE MANAUS!"

A cidade morena vai completar dia 24 de outubro 350 anos, você saberia responder qual é seu orgulho manauara?


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp