26/09/2019 às 17h31min - Atualizada em 26/09/2019 às 17h31min

Lixo e poluição, preocupação com os Igarapés em Manaus | Portal Obidense

Por: Gracy Aguiar e Walmir Ferreira

Igarapé da Souza Bandeira com AV. Brasil - Aparecida | Foto: Walmir Ferreira
MANAUS - De acordo com pesquisa divulgada em 06 de Junho de 2012, realizada pelo Ministério do Meio Ambiente, diz que 13% dos brasileiros dizem ter preocupação com meio ambiente, a pesquisa aparece na 12º colocação na lista de preocupação dos brasileiros, ficando atrás de alguns itens como educação, saúde, violência, desemprego e política.

Andando pelas ruas de Manaus se observa uma realidade bem preocupante, muito lixo principalmente as margens dos igarapés. Como exemplo o igarapé na rua Souza Bandeira com AV. Brasil no bairro Aparecida.


Poluição e sujeira no Igarapé rua
Souza Bandeira - Aparecida | Foto: Walmir Ferreira

Entramos em contato com a Assessoria de Comunicação da Semmas, perguntando se existe algum tipo de medida por parte da prefeitura, para orientar os moradores das margens dos igarapés para não poluírem os mesmos.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), nos informou que: “Atuamos na realização de oficinas que visam estimular a coleta seletiva (separação de resíduos e o reaproveitamento, juntamente com a semusp que mantém um serviço de coleta programada para evitar o descarte de objetos como sofás, geladeiras, fogões, colchão entre outros nos cursos d’água. Além disso mantém equipes de educação ambiental fazendo o trabalho de porta a porta, conscientizando sobre o lixo”.

Limpeza do Igarapé Franco – Compensa  Foto de Altemar Alcántara


 
Serviço ambiental

Recentemente foi implantado novo serviço de coleta de entulhos agendada para grandes objetos, oferecido pela prefeitura. O objetivo é evitar que geladeiras, sofás, fogões eletro eletrônico e grandes objetos sejam deixados em vias publicadas ou jogados em igarapés.

Sobre o que disse a assessoria da Semmas, falamos com o Sr. Zenildo Miranda (foto), 29 anos, autônomo, mora e trabalha próximo ao igarapé, ele reconhece que muitos moradores jogam o lixo diretamente no Igarapé, e que não tem conhecimento de alguma atividade de orientação por parte da prefeitura, mas que já viu várias vezes funcionários retirando os lixos do córrego usando redes e outros tipos de equipamento: “Muito lixo nesse igarapé, principalmente no tempo da cheia, isso atrapalha muito, o mal cheiro para nós que moramos aqui, sem contar que em tempo de chuva forte chega a transbordar, toda chuva é uma preocupação”



Fato curioso

A limpeza dos igarapés mobiliza 100 trabalhadores por dia, desenvolvendo ação de limpeza não apenas nos leitos dos rios, retirando resíduos de dentro d’água, mais também da superfície e das margens. Há também a retirada de vegetação aquática para melhorar o escoamento da água.

Esse trabalho é uma das modalidades de limpeza mais cara do mundo.

No ano passado cerca de 1.200 locais foram visitados pelas equipes de limpezas de igarapés da prefeitura de Manaus. Este de ano de janeiro a maio a Semusp já retirou 4.434 toneladas de resíduos dos igarapés de Manaus.

Está evidente que meio ambiente precisa de cada um de nós, quando tanto se fala em deixar o planeta melhor para futuras gerações, joga-se lixo pelas janelas dos carros com o filho ao lado, manda os filhos jogarem as sacolas de lixos nas ruas depois que a coleta passa, como podemos deixar um planeta melhor se somos humanos piores.

Veja vídeo abaixo que mostra a situação do córrego na rua Souza Bandeira


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp