26/09/2019 às 16h21min - Atualizada em 26/09/2019 às 16h21min

Dia mundial da árvore | Portal Obidense

Pesquisa e Foto: Beatriz Pinheiro
Texto: Gabrielly Araújo
Bosque da Ciência (INPA) Manaus - AM | Foto: Beatriz Pinehiro
MANAUS - O Dia da árvore no Brasil é comemorado no dia 21 de setembro – dia o qual se antecede a primavera-. Diferente do período o qual é celebrado nos Estados Unidos, cuja data é no dia 10 de abril. A data foi instituída pelo jornalista e político norte-americano Julius Sterling Morton, que incentivava o plantio e preservação de árvores.

Aqui no Brasil a data foi escolhida em um período arbóreo muito particular, período no qual as flores geralmente desabrocham, o clima fica mais ameno e propício para o plantio de diversas espécies da rica flora brasileira.

A data tão importante foi criada para a conscientização da população mediante ao preocupante estado em que o planeta se encontra, uma vez que o aumento de temperatura causado pelo aquecimento global e o desmatamento são alguns dos principais fatores que levam à degradação ambiental.

Aqui na cidade de Manaus - localizado na zona leste - conta-se com um espaço de conservação ambiental muito importante no que se refere a preservação e conscientização ambiental; trata-se do Bosque da Ciência (INPA). O espaço que abrange uma área aproximada de 13 hectares, dispõe de uma variedade de espécies da fauna e flora únicas da região norte. O local é aberto ao público em geral custando apenas R$ 5,00.


No INPA se tem a oportunidade de conhecer variedades em espécies arbóreas, tendo em vista a experiência única em conhecer as espécies e se conectar com um ambiente que proporciona tranquilidade e ar fresco aos visitantes. Nos dias atuais, um ambiente em meio ao centro urbano que proporciona esse contato com a natureza de maneira tão afável se torna um refúgio para muitos que buscam uma vida mais saudável.

Pode-se visualizar na tabela a seguir o destaque do Bosque da Ciência em comparação com os demais ambientes turísticos/históricos da região Norte em 2018:
 
Painel quadro de visita -
Sistema de informação de museu

José Artur de 16 anos, que trabalha no Bosque como monitor, conta como é para ele trabalhar em um ambiente de preservação florestal como o INPA: “É ótimo. Principalmente em exercer atividades em que posso proporcionar aos visitantes uma experiência agradável, não apenas em  recebe-los .o monitoramento consiste na forma de fazer com que os visitantes se apaixonem pelos atrativos de cada setor e para conscientiza-los do quão importantes são na preservação da natureza”

Fontes: ibra-instituto brasileiro de museus
http://bosque.inpa.gov.br/bosque/index.php/homepage/sobre

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp