15/09/2019 às 19h29min - Atualizada em 15/09/2019 às 19h29min

Escola Maurício Hamoy, educação e arte para qualquer parte | Portal Obidense

Ação em conjunto, comunidade, alunos, professores, ex-alunos, resultou em votos de aplausos da Assembleia Legislativa do Estado do Pará

Por: Walmir Ferreira

Fotos: Professor Carlos Vieira
ÓBIDOS – A escola estadual Maurício Hamoy, que fica na Trv: Saladino de Brito, bairro do São Francisco em Óbidos no oeste do Pará, receberá votos de aplausos na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), pelo trabalho social educativo desenvolvido por alunos, professores, comunidade e ex-alunos.

Nova Gestão


A ação consiste na mudança de cenário e pequenas reformas, pinturas em artes nos muros e paredes do educandário transformando o ambiente, deixando mais alegre, harmonioso com isso aproximou ainda mais os alunos.


Isso aconteceu com o início da gestão do diretor do educandário professor Daniel Menezes Bentes, que reuniu com a comunidade, ouviu os alunos para então colocar em prática o projeto de transformação incluindo mais arte na educação. 

O reconhecimento partiu do deputado estadual Junior Hage (PDT) e serve como incentivo para outras escolas não somente em Óbidos mas em todo o estado do Pará.

Falamos com o vice-diretor Carlos Vieira que disse: “Foi verificado que a escola era um ambiente triste, que não motivava os alunos. Iniciou-se uma aproximação com a comunidade, ajudas foram dadas por pessoas sensíveis a educação. Foram realizadas rifas, torneios e festa junina, no intuito de levantar recursos”.

Os professores, foram além e tornaram esse trabalho mais coletivo, para exercitar o bom relacionamento e aproximar os envolvidos e principalmente os alunos, Disse Vieira: “Ouvimos os alunos, pais e comunidade e através das sugestões, teve início um trabalho que contou com a participação de artistas anônimos do bairro, principalmente, ex-alunos”.

Alunos fazem da musica atividade de recreação no intervalo de aula |  Foto: (Acervo da escola)

Depois do processo de pintura concluído o clima na escola ficou mais agradável, os alunos se conheceram melhor, se envolveram mais nas atividades escolares, quando não estão estudando estão na quadra conversando ou nos bancos de descanso, tocando violão e cantando. Além disso a escola fica aberta a comunidade nos finais de semana.

Como confirmou o professor Carlos Vieira: “Hoje, a escola está aberta a comunidade, principalmente nos finais de semana. Já iniciamos um movimento objetivando a implantação de um laboratório multidisciplinar, já que ganhamos há dois anos atrás um laboratório completo que até então, está encaixotado, além de uma biblioteca, já recebemos muitos livros do MEC, e mesmo de doação de terceiros, nos falta agora a prateleira”.

Em fotos percebe-se que os desenhos são inteligentes, interativo com as pessoas, como asas de anjos, tabela periódica, planetas do sistema solar, grandes obras da engenharia humana, lendas local e estrangeiras como os personagens da Marvel e lobisomem, vida marinha, cadeia alimentar, religião, relações exteriores e paisagens regionais.

A escola Maurício Hamoy atende atualmente 855 alunos do ensino médio no centro urbano e 128 na área do Flexal e meio rural.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp