25/08/2019 às 11h25min - Atualizada em 25/08/2019 às 11h25min

Teatro Usina realizou oficinas e apresentações na Casa de Cultura, em Óbidos I Portal Obidense

Por: Hayme Amorim
Foto: Hayme Amorim
ÓBIDOS - O grupo Teatral Usina, chegou a Óbidos na última sexta-feira (23), para a passagem da caravana MAMBEMBARCA que está sendo realizada desde o dia 03 de Julho de 2019, levando gratuitamente quatro espetáculos e oficinas de teatro a 12 municípios do Pará. Com esta caravana, o grupo teatral usina comemora seus 30 anos de história, levando seu repertório ao encontro das pessoas que tem sido a grande inspiração de sua arte.
 
A caravana denominada MAMBEMBARCA, o teatro vai de proa pelos rios do Pará, já passou por Cachoeira do Arari, Ponta de Pedra, Muaná, Curralinho, Breves, Gurupá, Almerim, Monte Alegre e neste fim de semana Óbidos, seguindo neste domingo (25) para a cidade de Alenquer encerrando as apresentações no dia 27 de agosto.
 
Os espetáculos apresentados pelo grupo paraense USINA, são: Paresqui, Solo de Marajó e Pichiculimba, com a complementação de Dezuó Breviário das águas, do Núcleo Macabéa (SP) como convidado. Cada espetáculo retrata uma história diferente contada pelos atores de formas cênicas.
 
Parésqui: Duas atrizes imitam gestos e fala de 8 pessoas de uma família de ribeirinhos que habitam a Ilha do Combu, em frente à Belém, para narrar fragmentos de suas histórias de vida.
 
Solo de Marajó: Sozinho sobre o palco vazio, um ator narra 8 histórias do romance Marajó, de Dalcidio Jurandir, para fazer um retrato dos povos que habitam pequenas cidades da Amazônia.
 
Dezuó, Breviário das águas: narra a trajetória do menino Dezuó e sua família desde a expulsão da comunidade onde vivem, por causa da construção de uma hidrelétrica, até a chegada a uma cidade grande.
 
Pachiculimba: Um ator-performer busca inspiração em saberes de povos indígenas ameríndios para narrar sua mitologia pessoas, num espetáculo-cerimônia que acontece ao entardecer, a céu aberto.
 
Além dos espetáculos, os atores realizaram 2 oficinas pela tarde, para ensinar um pouco mais da arte de atuar para os inscritos e a importância de expressar suas emoções por meio da atuação. O Projeto MABEMBARCA tem como coordenador o ator e diretor de teatro, Alberto Silva Neto, que também é diretor do grupo teatral de Belém USINA, responsável pela realização da caravana nos 12 municípios do Pará
 

Alberto Silva Neto - Coordenador Grupo Usina

Grupo Teatral USINA
 
O grupo Teatral Usina foi fundado em 1989, em Belém do Pará, para praticar um teatro político que teve participação ativa nos movimentos estudantis e sindicais.
 
Sua trajetória é atravessada por várias fases protagonizadas por diferentes núcleos de criadores, sempre ameaçadas pela experimentação com a linguagem cênica.
 
Desde 2004, o grupo se dedica a construção de poética que busca traduzir cenicamente os modos de vida de povos que habitam a Amazônia.
 
Contato - O Portal Obidense, equipe de Óbidos tem um novo número de Whatzapp, para entrar em contato pode enviar mensagem a qualquer hora para o número (93)9 9197-6588.


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp