31/07/2019 às 10h19min - Atualizada em 31/07/2019 às 10h19min

Segundo semestre de aulas do município começará na quinta-feira (01) de Agosto, em Óbidos

O retorno as atividades escolares no município, área urbana, várzea e rural, foram anunciadas em coletiva de imprensa pelo Secretário de Educação na manhã da terça-feira (30)

Por: Hayme Amorim
Foto: Hayme Amorim
ÓBIDOS - Na manhã da terça-feira (30), o secretário de educação juntamente com sua diretoria de educação realizou uma coletiva de imprensa para anunciar o reinício do calendário letivo para as áreas urbanas, terra firme e várzea, que será neste dia 1° de Agosto (quinta-feira), e para prestar alguns esclarecimentos a população obidense, referentes à área da educação no município. Entre elas, calendário escolas, merenda, transporte dos alunos e reforma ou reconstrução da escola Felipe Patroni.

Merenda escolar

O responsável pelo setor de merenda das escolas do Município, Marcos Favacho, falou sobre a distribuição de merenda escolar para as escolas da área urbana, rural e de várzea, em entrevista, o secretário de educação Jaime Costa, se pronunciou falando estar tentando normalizar em 100% a distribuição de merenda escolar para as escolas do Município, antes do reinício das aulas:

"Foi feito um cronograma para a entrega da merenda escolar, temos uma dificuldade muito grande na entrega para a área rural, pois tem certas comunidades que são distantes e com o acesso um pouco difícil, mas iremos fazer com que 90% da merenda escolar, seja entregue antes das aulas voltarem no meio Rural, já no meio urbano, a merenda escolar já foi distribuída 100%, para a várzea as entregas já foram feitas 90%. A Zona Rural irá receber pela primeira vez em sua merenda escolar, cheiro verde, melancia, banana e todos esses produtos da agronomia familiar, bem como também a área urbana e estamos fazendo o possível para que a área de várzea também receba os mesmos produtos". Disse Marcos, responsável pela distribuição.
 
Transporte Escolar
 
O secretário também falou sobre o transporte escolar para os alunos de terra firme e alunos especiais:
"Na terra firme, estamos com 100% dos transportes legalizados e a disposição para atender as escolas no município, há apenas alguns problemas em algumas comunidades como o Cruzeirão, na área urbana, haverá dois ônibus para o transporte de alunos especiais, que será para o atendimento de todos os alunos especiais, os transportes para a área de várzea, está sendo licitado hoje e vamos disponibilizar também nossas lanchas para suprir algumas empresas que não forem regularizadas até o dia primeiro de Agosto". Disse Jaime.

Calendário Letivo

Prolongando os esclarecimentos, Jaime falou também sobre os 3 calendários letivos das áreas urbanas, rurais e terra firme:

"Temos três calendários letivos, o da área urbana, várzea e terra firme. O da área urbana inicia neste dia 1° De agosto, bem como as outras escolas das outras áreas, porém o ano letivo da área urbana encerrará no dia 30 de Dezembro, terá ainda no calendário, 4 sábados letivos que serão aproveitados com eventos, planejamentos e a presença dos alunos. O calendário letivo da terra firme encerrará no mês de Janeiro e terá 9 sábados letivos pois é um calendário diferenciado do meio urbano, pelas condições climáticas e até mesmo de contratação de professores, já o da terra firme encerrará no dia 28 de fevereiro de 2020, para cumprir os 200 dias letivos".

 
Escola Felipe Patroni
 
Sobre a Escola Felipe Patroni, o secretário se pronunciou, e disse estar aguardando uma reposta do governo Federal:

 "Estamos aguardando, pois não é somente o município de Óbidos, tem mais 32 escolas de 32 municípios esperando para iniciar as reformas dos educandários, pois não podemos mais continuar no prédio em que estamos. Mas estamos com um plano para 2020, que é a reforma do prédio com recursos próprios, pois a construção de um novo prédio seria inviável para o município de Óbidos, pela situação financeira que o mesmo se encontra". Destacou.
 
O Portal Obidense esteve transmitindo ao Vivo está coletiva de imprensa, que você poderá acessar e saber muito mais sobre os assuntos que foram discutidos na ocasião.
 
Contato - O Portal Obidense, equipe de Óbidos tem um novo número de Whatzapp, para entrar em contato pode enviar mensagem a qualquer hora para o número (93)9 9197-6588.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp