27/06/2019 às 09h13min - Atualizada em 27/06/2019 às 09h13min

Encontro nacional da semana da produção orgânica está acontecendo em Óbidos

Em Óbidos existem 11produtores inscrito no programa que faz parte da ação do Ministério da Agricultura. Várias comunidades são visitas, hoje seguirão para o Muratubinha

Por: Hayme Amorim
Fotos: Jefferson Santos
ÓBIDOS - Na ultima segunda-feira (24), chegou ao município de Óbidos o representante do Ministério da Agricultura, Kleber Guimarães, que irá coordenar o Encontro Nacional da Semana da Produção Orgânica em parceria com a EMATER e Secretaria de Agricultura em Óbidos, visitando vários agricultores em comunidades do Município e incentivando-os a participarem do Programa da Agricultura Orgânica.

A ação é um programa do Ministério da Agricultura, que está em vigor e que incentiva a produção orgânica sem o uso de defensivos agrícolas e fertilizantes químicos. Existe uma legislação elaborada por técnicos, engenheiros, agrônomos e especialistas na produção orgânica no sentido de valorizar na conservação dos recursos naturais como: a água e o solo, e principalmente a saúde do produtor rural, para que ele não manuseie produtos químicos que possam fazer mal a saúde e que tenham um produto melhor, levando saúde para o prato do consumidor.

Nossa equipe do Portal Obidense participou da reunião que ocorreu na tarde desta quarta-feira (26), no auditório da Casa de Cultura e conversou com Kleber Guimarães, representante do ministério da agricultura, sobre a semana da produção orgânica. "Óbidos aceitou esse programa, hoje com 11 produtores escritos e cadastrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Esse grupo de produtores todo ano participa do encontro nacional, que é a Semana Nacional da Agricultura Orgânica, que está acontecendo nesta semana em Óbidos e com isso, hoje serão cadastrados novos produtores, foram retirados alguns que não estavam cumprindo o programa, pois a legislação dá esse respaldo, aqueles produtores que cometem deslizes ao longo do ano e aos novos integrantes, Então com isso, nós estamos aqui viabilizando essas ações junto com a secretaria Municipal de agricultura e órgãos parceiros para que a gente possa de fato fazer com que seja cumprida a legislação, que esses produtores melhorem sua qualidade de vida, não usem produtos químicos em suas propriedades e aqueles que querem, é uma idéia agro ecológica do produtor, não é impor quem deve entrar no sistema orgânico, é o produtor que escolhe entrar no programa. Pois assim, passam a não usar agrotóxicos em suas plantações, gerando mais emprego já que os produtos que serão usados serão todos orgânicos". Disse Kleber.

 
As visitas ocorrem ao menos 2 vezes no ano, está é a primeira, a próxima está prevista para antes do final deste ano de 2019.
 
As vistas para as comunidades seguem, e nesta quinta-feira (27), visitarão os agricultores da comunidade Muratubinha, localizada na costa fronteira de Óbidos visitando mais 3 agricultores de Óbidos e com isso levando o programa do governo federal através do ministério da agricultura, que é o programa Nacional da agricultura.
 
Os representantes chegaram ao município na última segunda-feira (24) e ficarão até sexta-feira (28), dando continuidade a programação que tem o objetivo de fazer com que a agricultura orgânica cresça e tenha incentivo. Em apenas 3 dias, 4 comunidades foram visitadas, foram: Canta galo, nova Jerusalém, Ramal das Varas e Curumu. A meta é de que 12 propriedades sejam visitadas até sexta-feira (28).
 
Contato - O Portal Obidense, equipe de Óbidos tem um novo número de Whatzapp, para entrar em contato pode enviar mensagem a qualquer hora para o número (93)99197-6588.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Findando o período letivo qual a matéria mais difícil de passar?

6.4%
10.0%
45.0%
10.7%
15.7%
4.3%
7.9%
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp