25/06/2019 às 18h53min - Atualizada em 25/06/2019 às 18h53min

Resgate da tradição. Obidenses acenderam fogueira em comemoração ao dia de São João

Por: Hayme Amorim
Foto: Hayme Amorim
ÓBIDOS - Na noite da última segunda-feira (24), alguns moradores da Travessa Isaltino José Barbosa localizada no Bairro de Santa Terezinha, em busca de manter a tradição dos antigos, acenderam uma grande fogueira em comemoração ao dia de São João, realizando também uma grande quermesse de rua. Tradição essa que muitos já não realizam, mas que ainda é lembrada por muitas pessoas que falam desse tempo com muita saudade, dizendo “como era bom aqueles tempos”.

A equipe do Portal Obidense conversou com a uma das moradoras e organizadoras do feito, a senhora Cris Fragata, que falou da satisfação em trazer de volta à tradição das quermesses de ruas que estão um pouco sumidas da nossa cidade. "Em conversa com nossos vizinhos e amigos, nós decidimos trazer de volta essa tradição da brincadeira de quermesse de rua. Como nossa cidade é Cultura na veia, então, nós decidimos brincar de São João. É o primeiro ano que estamos fazendo, e a gente já pensa em melhorar e não deixar que essa Cultura se perca, pois hoje em dia ela está um pouco sumida de nossa cidade. E nós sabemos que os jovens, ás crianças, e também os adultos gostam, e brincam bastante, e ano que vem estamos com uma proposta de montar uma quadrilha dos adultos, pois hoje foram somente às crianças que se apresentaram". Disse: Cris fragata.

 
Como o objetivo é resgatar a tradição, não poderia falta a quadrilha apresentada por 12 crianças da Travessa Isaltino José Barbosa, que dançaram ao redor da fogueira encantado o público que se fez presente. Nessa quermesse também não faltou o bom e velho cardápio junino, que com a ajuda de vários moradores puderam fazer uma mesa farta com vários pratos tipicos como: vatapá, bolo, pipoca, churrasco, entre muitos outros.
 
São esses feitos realizados por pessoas que acreditam na cultura local, que mantém a tradição da fogueira em dia de São João, passando para futuras gerações o verdadeiro sentido de festa junina.
 
Contato - O Portal Obidense, equipe de Óbidos tem um novo número de Whatzapp, para entrar em contato pode enviar mensagem a qualquer hora para o número (93)99197-6588.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp