24/06/2019 às 15h04min - Atualizada em 24/06/2019 às 15h04min

Dia 24 de Junho é comemorado o dia de São João

Por: Hayme Amorim

ÓBIDOS - O dia de São João é comemorado anualmente no dia 24 de junho por ser a data tradicionalmente atribuída ao seu nascimento.

São João também é uma das principais figuras das festas juninas, além da quadrilha, que é uma dança típica cujos dançarinos vestem-se com roupas caipiras.


São João é conhecido como o "Santo Festeiro” pois é neste dia que em muitas cidades pelo Brasil são realizadas festas conhecidas popularmente como Festas Juninas, comemorações essas, que são marcadas por danças e pratos típicos, como: rapaduras, amendoim, bolo de milho, cocada, curau, canjica, bolo de macaxeira, paçoca, pé de moleque e entre muitos outros.


Em muitas cidades, as pessoas mais antigas tentam manter a tradição de montar fogueiras nas ruas em homenagem a São João, para celebrar a grande festa junina em seu dia.

Existem duas possíveis explicações para a origem do termo Festa Junina, a primeira é pelo fato das comemorações ocorreram durante o mês de junho, já a segunda teoria, afirma ser uma homenagem direta a São João, já que ele é considerado o santo mais próximo de Cristo, pois além de ser seu parente de sangue, Jesus foi batizado por João nas margens do rio Jordão.

Contato - O Portal Obidense, equipe de Óbidos tem um novo número de Whatzapp, para entrar em contato pode enviar mensagem a qualquer hora para o número (93)9 9197-6588


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp