19/06/2019 às 11h32min - Atualizada em 19/06/2019 às 11h32min

Alunos do colégio Dom Amando estão em Óbidos para realizar pesquisas e apresenta-las na 45ª edição do Festival Folclórico em Santarém

Além da cidade de Óbidos, os estudantes visitaram a comunidade do Arapucú e interagiram com alunos da escola Wulfilda Rêgo

Por: Hayme Amorim

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Fotos: Josi Ynomata
ÓBIDOS - Não é de hoje que Óbidos recebe pessoas que vem ao município em busca de conhecimento e realizar pesquisas por ser uma cidade rica em cultura e história.

Na terça-feira (18), o município recebeu cerca de 50 alunos do colégio Dom Amando, do município de Santarém, que vieram em excursão para Óbidos realizar pesquisas e adquirir conhecimento para assim mostrar um pouco da cultura obidense aos santarenos, por meio da 45ª edição do tradicional Festival folclórico, que acontece sempre no mês de Agosto.


Os alunos visitaram vários pontos da cidade, como: Museu Integrado, Forte Pauxis, Mercado Municipal, Casa de Cultura e o Centro de Óbidos.

Nossa equipe de reportagem esteve acompanhando essa galerinha durante o dia, e aproveitamos para conversar com uma das alunas do colégio, Yana Santos de 17 anos, que ficou encantada pelo município em sua primeira visita. “Eu achei bem diferente Óbidos, eu sabia que tinha uma riqueza muito grande, principalmente em monumentos históricos, só não sabia que era tanto, nas partes que fomos, achei muito mais comum achar prédios históricos do que achar prédios mais modernos. Achei muito interessante, pois isso não só faz a gente voltar um pouco no tempo mas nos faz entender de onde veio tudo isso”. Disse entusiasmada.


Ao perguntamos a estudante o que chamou mais a sua atenção nesta visita, Yana contou que sem dúvidas o museu integrado de Óbidos, pois um conjunto de diversidade de peças em exposição. “Foi apresentado para nós alguns objetos que nos despertou a curiosidade e vários questionamentos do tipo: como foram feitos, para que eram usados e quem usava e querendo ou não acabamos alcançando objetivos muito maiores que os das pesquisas, que era conhecer a história de Óbidos, a gente acaba conhecendo o povo e sua história em si”. Disse Yana.
 
O Festival folclórico de Santarém acontece sempre no mês de agosto e todo ano traz uma perspectiva e uma temática diferente das edições anteriores, porém o grande objetivo do festival é fazer com que a cultura e a história local dos povos da Amazônia, das cidades e regiões sejam resgatadas. A professora Tyele, da disciplina de história, explicou o porquê a cidade de Óbidos foi escolhida para ser “explorada” pelos alunos.

“Este ano, o município de Óbidos foi escolhido pela turma de terceiro ano para se fazer a pesquisa, e nós iremos tentar colher o máximo de informações que pudermos para levar e apresentar isso para a sociedade santarena nos dias do festival. Como no início eram pequenas comunidades, nós levávamos eles e eles conheciam a comunidade, as pessoas e as histórias e sempre com seguinte estrutura, você escolhe a casa mais antiga e nós vamos tentar reconstruir literalmente essa casa no colégio Dom Amando e ao longo das três noites do festival, os alunos irão trabalhar as histórias e expor elementos de fotografia para a divulgação”
. Explicou a professora.
 
Após uma pequena pausa, os alunos seguiram com as pesquisas pela parte da tarde, onde se deslocaram até comunidade Arapucu e foram recebidos com grande alegria pelos alunos da Escola Wulfilda Rêgo. Os alunos do colégio Dom Amando, interagiram bastante com as crianças da comunidade, incentivando-as a praticar brincadeiras saudáveis como: Vivo ou morto, dança da cadeira, dança do balão, pula corda, futebol entre muitas outras pensadas para o entretenimento de todas as crianças.
 
Os estudantes retornaram ao município de Santarém na noite da terça-feira (18), e com toda certeza, repletos de histórias para contar.
 
Contato - O Portal Obidense, equipe de Óbidos tem um novo número de Whatzapp, para entrar em contato pode enviar mensagem a qualquer hora para o número (93)9 9197-6588


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp