09/06/2019 às 13h08min - Atualizada em 09/06/2019 às 13h08min

Audiência pública debateu sobre a importância da preservação dos patrimônios históricos em Óbidos

A reunião teve a parceria da Secretária de Cultura de Óbidos, que pretende obter resultados futuros sobre a recuperação de alguns prédio históricos, a população não compareceu como deveria

Por: Hayme Amorim
Fotos: Marcelo Henrrique
ÓBIDOS - Na noite da última quinta-feira (06), foi realizado no auditório da Casa de Cultura, uma audiência pública para apresentar a população obidense como atua o instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), no conjunto tombado e quais os procedimentos para realização de intervenção na área protegida e seu entorno e a importância de se preservar os prédios históricos do município.

Esta ação foi promovida pelo IPHAN juntamente com a Prefeitura Municipal de Óbidos, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SEMCULT), estiveram presentes na ocasião, autoridades do município e moradores das casas antigas do centro da cidade.


Nossa equipe do Portal Obidense conversou com o Superintendente do IPHAN, Cyro Lyns, que explicou a vinda do órgão para o município. “O IPHAN veio a Óbidos para realizar está audiência pública, para discutir sobre a preservação do patrimônio histórico do município, e sobre tudo, esclarecer para a população o papel do IPHAN na preservação, a respeito do papel da sociedade na preservação do patrimônio histórico e para enfatizar também a importância de se preservar o patrimônio para as próximas gerações”. Disse o superintendente.
 
Na ocasião, membros do instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), também comentaram sobre as casas do centro da cidade, onde estão localizados os prédios históricos, que nos dias atuais funcionam como loja de varejos, sobre a importância de preservar cada faixada dos prédios em seus modelos originais.

Os bens protegidos em Óbidos, são o Forte da Vila de Óbidos e o Forte da Serra da Escama, que também inclui o Quartel General Gurjão.
 
Contato - O Portal Obidense, equipe de Óbidos tem um novo número de Whatzapp, para entrar em contato pode enviar mensagem a qualquer hora para o número (93)9 9197-6588


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp