01/06/2019 às 14h22min - Atualizada em 01/06/2019 às 14h22min

Campanha de vacinação contra Febre Aftosa encerrou na última sexta-feira (31) em Óbidos

Por: Hayme Amorim
Foto: Divulgação
ÓBIDOS - A campanha de vacinação contra a Febre Aftosa é realizada todos os anos no município de Óbidos com o intuito de amenizar os riscos do animal contrair a doença, a primeira etapa encerrou na última sexta-feira (31). As vacinações foram feitas em cerca de 20 propriedades, que foram sorteadas previamente, onde os proprietários foram notificados durante o mês de Abril e início do mês de maio. Ainda não se tem o número exato de animais vacinados, pois esses dados ainda irão ser fechados.

Bois carroceiros
Nossa equipe de reportagem do Portal Obidense foi até o órgão responsável pelas vacinações e conversou com a responsável e fiscal estadual, Tatiane Canto, que falou sobre a vacinação dos animais usados para puxar carga. "Os carroceiros, proprietários dos bois de carros, são cadastrados na ADEPARÁ, cada um tem seu cadastro individual com suas carteirinhas, e eles são monitorados também, pois precisam comprovar que seus animais foram vacinados. Geralmente eles compram essas doces no nome de algum produtor apenas para ter a nota fiscal com várias doses e essas doses são divididas posteriormente entre eles, quando aplicamos a vacina assistida ou presencial, não é cobrado nada pois é um serviço estadual da nossa unidade". Diz a fiscal.

Aproximadamente 150 mil cabeças de gado existem na região, pois todos deveriam ser vacinados.
Os animais são vacinados com vacinas compulsórias. Em todas as campanhas realizadas no município, a meta a ser atingida é 100%, e aqueles que não vacinam até o dia 14 de junho, o órgão faz uma busca pelos proprietários durante o mês de Junho e Julho.

Segundo Tatiane, fiscal estadual há 9 anos, o município de Óbidos tinha um grande índice de Febre Aftosa, sendo assim, o produtores não podiam enviar a carne para comercialização em outros estados e municípios sem fazer uma quarentena ou passar por vários exames. Com a vacinação o município de Óbidos conseguiu chegar ao médio risco, risco baixo e hoje Óbidos é considerada um município livre de febre aftosa.
 
A importância de permanecer com essa campanha de vacinação no primeiro e segundo semestre do ano de 2019, é que até o ano de 2020, a vacinação poderá ser retirada, para que assim o município possa seguir como livre de febre Afitosa, dessa vez sem a vacina, assim como o restante do estado.
 
A primeira etapa da campanha iniciou no dia 1 á 31 de maio e a segunda etapa inicia no dia 1 á 30 de novembro. A campanha acontece todos os anos e obrigatoriamente todos os animais devem ser vacinados e isso vem acontecendo desde o ano de 2017.
 
Contato - O Portal Obidense, equipe de Óbidos tem um novo número de Whatzapp, para entrar em contato pode enviar mensagem a qualquer hora para o número (93)9 9197-6588


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp