17/05/2019 às 13h20min - Atualizada em 17/05/2019 às 13h20min

Artefato que pode pertencer a tribos indígenas é encontrado na cidade de Óbidos

A descoberta arqueológica é rara. Trata-se de uma estatueta indígena conhecida como ídolo, originalmente, um objeto ritualístico que representa materialmente uma entidade espiritual ou divina

Por: Janete Nogueira
Foto: Janete Nogueira
ÓBIDOS - Foi encontrado um objeto que deverá ser estudado por arqueólogos, no bairro do São Francisco, pela Sra. Noemi Sampaio. O objeto estava nos vestígios da areia, durante a perfuração de um poço artesiano em média, sete metros abaixo da terra em Óbidos Oeste do Pará.

Segundo informações o artefato, já tinha sido encontrado há alguns dias e estava na residência da senhora Noemi Sampaio e somente foi resgatado no ultimo sábado (11) por uma equipe da Secretaria Municipal de Cultura, Associação Cultural Obidense com apoio da Policia Federal.

O presidente da Associação Cultural Obidense explica: “A peça só foi descoberta após a visita do oficial de justiça que foi na residência da senhora Noemi, viu a peça, na oportunidade fotografou e colocou nas redes sociais, foi então que o Secretario de Cultura Eduardo Dias teve conhecimento... Ele me mostrou ai eu percebi como isso aqui é uma peça arqueológica que foi encontrada no subsolo, ela pertence por lei a união, eu convidei o agente Barbosa da Policia Federal, fui lá à casa da Senhora expliquei pra ela que isso aqui é um patrimônio da nação que você não pode comercializar, não pode transportar sem autorização judicial e disse pra ela que agente ia trazer para o museu pra identificação o período que isso aqui foi feito”. Disse Brasiliense
A peça vai ficar no museu integrado de Óbidos, que é administrado pela Acob (Associação Cultural Obidense) foi providenciada uma moldura onde ficará em exposição junto com as mais de mil peças existente no museu.


Segundo Ronaldo, a peça é importante, pois é peça única e não tem nada aqui no museu parecido com ela.

Continuou Brasiliense: “Isso pode ser uma descoberta arqueológica rara. Trata-se de uma estatueta indígena conhecida como ídolo, originalmente, um objeto ritualístico que representa materialmente uma entidade espiritual ou divina, e frequentemente são associados a ele poderes sobrenaturais”.

Pode se tratar de um achado muito importante e se o lugar onde o objeto foi encontrado for estudado é possível estabelecer uma datação relativa, ou seja, se estabelecer o tempo por meio das evidências encontradas no entorno e dizer aproximadamente a data de fabricação da peça.

A diferença dessa peça é que ela é bem mais frágil, ela é argilosa e segundo uma arqueóloga da UFOPA que  analisou a peça isso seria um Pretoten,  ela estaria em fabricação, segundo a estudiosa, os indígenas que a fizeram, pode ter sido a 500 anos atrás, ele estavam moldando, para depois fazer os acabamentos finais, para ficar mais resistente.

O artefato está no museu integrado de Óbidos onde será analisado por cientistas do departamento de arqueologia da Universidade Federal do Oeste do Pará que utilizaram tecnologias para identificar marcas de navegação dos materiais encontrados em subsolos.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual BANDA ou CANTOR que vc gostaria de ver num Grande Evento Paraense em 2020 em Manaus

2.3%
22.3%
10.1%
1.7%
0%
0%
15.3%
1.7%
0.6%
33.8%
1.7%
3.8%
4.6%
2.0%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp