27/04/2019 às 17h30min - Atualizada em 27/04/2019 às 17h30min

Em Óbidos, Proerd atende centenas de alunos, tanto da zona rural do município, quanto da área urbana

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) consiste num esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a Escola e a Família, tendo como missão e visão

Por: Elton Pereire
Foto: Elton Pereira
ÓBIDOS - Em Óbidos o programa que tem como um dos palestrantes e coordenadores o Sarg. Rossi da 29ª CIPM, tem beneficiado centenas de alunos em diferentes escolas em diversificação de faixas etárias. Atividades desenvolvidas pelo Programa Proerd no 1° semestre de 2019, contam com palestras no IFPA com as Turmas de 1°, 2°, e 3° ano e a coordenação de ensino.

A palestra tem como objetivo e foco principal orientar os adolescentes à serem precavidos quanto ao uso de drogas, como se sair de uma situação de risco da qual eles não querem fazer parte e a problemática das drogas nas escolas e instituições de ensino.

O programa também vem atendendo alunos das comunidades rurais, com ações prementes nas escolas municipais, Rufilda Rego na vila do Arapucú, com as Turmas do 5°, 7°, 8° e 9° ano.


Na sede do município, mais escolas são entendidas pelo programa, como por exemplos as escolas, Raimundo Cardoso no bairro Bela Vista, Irmã Firmina no bairro do Perpetuo Socorro e José Veríssimo no centro da cidade.

O abuso de drogas constitui-se em ameaça à sociedade porque representa, para o usuário, um comprometimento do futuro e da qualidade de suas relações sociais, com maior propensão ao envolvimento em crimes, violência e ingresso num ciclo de decadência de valores. O público mais vulnerável à dependência é composto por crianças e adolescentes, pelo fato de se encontrarem menos preparados para resistirem aos muitos apelos e incentivos ao uso de drogas, presentes nos meios de comunicação em massa e na ideologia da sociedade contemporânea.

Missão: ensinar aos estudantes habilidades para tomada de boas decisões, para ajudá-los a conduzir suas vidas de maneira segura e saudável.

Visão: construir um mundo no qual os jovens de todos os lugares estejam capacitados para respeitar os outros e para escolherem conduzir suas vidas livre do abuso de drogas, da violência e de outros comportamentos perigosos.
 
Os objetivos específicos do programa incluem: 

Desenvolver nos jovens estudantes habilidades que lhes permitam evitar influências negativas em questões afetas às drogas e violência, promovendo os fatores de proteção.

Estabelecer relações positivas entre alunos e policiais militares, professores, pais, responsáveis legais e outros líderes da comunidade escolar.

Permitir aos estudantes enxergarem os policiais militares como servidores, transcendendo a atividade de policiamento tradicional e estabelecendo um relacionamento fundamentado na confiança e humanização.

Estabelecer uma linha de comunicação entre a Polícia Militar e os jovens estudantes.
Abrir um diálogo permanente entre a "Escola, a Polícia Militar e a Família", para discutir questões correlatas à formação cidadã de crianças e adolescentes.
 
Contato - O Portal Obidense, equipe de Óbidos tem um novo número de Whatzapp, para entrar em contato pode enviar mensagem a qualquer hora para o número (93)9 9197-6588


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp