21/04/2019 às 11h50min - Atualizada em 21/04/2019 às 11h50min

Após 25 anos integrantes do UPAF (União Paraense de Futebol) se reencontram no campo de futebol, palco de uma bela história

Por: Walmir Ferreira
Foto: Walmir Ferreira - Portal Obidense
MANAUS – Em jogo de saudades filhos e amigos de Óbidos se reencontram depois de 25 anos da formação do UPAF (União Paraense de Futebol) formado por obidenses em Manaus, teve uma carreira meteórica com duração de apenas 1 ano. O jogo confraternal aconteceu no sábado (20) de aleluia as 15hs no campo dos Obidenses, na chácara Paraiso Verde da família Bentes em Manaus-AM.

O time que teve sua base formada por primos e irmãos que vieram com seus pais de Óbidos para Manaus, ainda quando a Zona Franca estava em seu apogeu, as empresas do Polo Industrial estavam a todo vapor e precisando de mão de obra.


O União Paraense, foi um time de futebol, que movimentou algumas famílias de Óbidos que moravam em Manaus, serviu para integrar e interagir com outras pessoas e conhecidos da cidade paraense, participou de alguns campeonatos e realizou muitos amistosos, muito bem organizado seu equipamento tinha as cores do Pará, seus jogadores 90% de Óbidos, tinham a garra e espírito competitivo peculiar dos obidenses, em vencer na vida.

A década de 90 foi de muita alegria, ainda todos jovens, disposição não faltava, os jogadores juntos viram o Brasil ser campeão do mundo da copa de 1994 em cima da Itália, quando o considerado melhor jogador do mundo Roberto Baggio errou a penalidade chutando pra fora, a comemoração foi em uma Vila no bairro da Cachoeirinha onde praticamente moravam a metade dos jogadores do UPAF, esse ano foi também o início da equipe.

Além de serem primos, a amizade era muito forte, o que fazia da equipe uma grande família, para a história desses jogadores e familiares foi um período de aprendizado onde a competição ensinou muitos que para se vencer na vida precisa de sacrifício e no UPAF era assim, sem campo para treinar, buscavam de toda forma manter o futebol e o preparo nas quadras do calçadão da Suframa, hoje abandonada pelos governos municipais e estaduais, quando se conseguia algum campo tínhamos que enfrentar o sol de 40 graus pois não tinha vaga em outros horários (...)

Após a paralização do time devido a alguns jogares constituírem família mudarem de endereço, e atividade laboral não permitir a permanência no agora saudoso UPAF. Passaram em média 15 anos, com o surgimento do WhatzApp, aos poucos os contatos foram se restabelecendo foi que surgiu o grupo nas redes sociais para reaproximar os ex-integrantes do União Paraense, e após várias tentativas aconteceu o reencontro no sábado de Aleluia (20) em Manaus, onde todos os jogadores, devido a idade já estão fora do peso, tentaram bater uma bolinha. Uma experiência gratificante, onde não faltou assunto para a resenha até as entrevistas foram bem humoradas, onde o jogo foi transmitido ao vivo pelo Portal Obidense com narração de Walmir Ferreira e comentário de Marcos Roberto. CLICK e Assista o jogo.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp