12/04/2019 às 08h47min - Atualizada em 12/04/2019 às 08h47min

Museu de Óbidos reabre as portas após paralização para reformas

Por: Ronaldo Brasileinse e Elton Pereira
Foto: Elton Pereira
ÓBIDOS - Foram mais de 15 dias em que uma das instituições de maior importância cultural e histórica do município de Óbidos esteve de portas fechadas para reforma, o Museu integrado de Óbidos.

O Museu Integrado de Óbidos (MIOB), com um novo forro e pintura interna revitalizada, foi devolvido à população do município na última quarta-feira (10), à noite, em um coquetel, onde o presidente da Associação Cultural Obidense (ACOB), jornalista Ronaldo Brasiliense, que administra o Museu, conclamou a sociedade civil obidense a colaborar para que novos projetos do MIOB sejam executados.


"Precisamos urgentemente microfilmagem a farta documentação que temos em nossos arquivos, desde os tempos da escravidão e até os nossos dias, que está ameaçada pela unidade, pelas traças e pelos cupins", apelou Ronaldo Brasiliense.

CLICK AQUI - Assita matéria ao vivo

Na atual etapa, com o apoio financeiro de poucas pessoas, a ACOB gastou R$ 5.000,00 ao colocar um novo forro de lambri, além de pintar todos os salões do Museu, que também ganharam banners temáticos doados pela Universidade Federal do Oeste do Pará, através do professor Itamar Paulino.

"O MIOB é um patrimônio do povo de Óbidos e precisa do apoio de todos", disse Ronaldo Brasiliense, lembrando que a ACOB já atuou também na recuperação do Forte Pauxis e do monumento conhecido como Cabeça do Padre, na beira do rio Amazonas.
 

O prédio que por si só já é um patrimônio histórico datado do século XIX, o espaço o museu, está apto para receber visitações, para os interessados em conhecer um pouquinho mais da historia local, com exposição de personalidades que fazem parte de nossa história, ex-prefeitos, peças antigas de tempos remotos e vários outros artefatos que encantam a todos que visitam o espaço, sem falar na famosa historia da noiva do museu, “o conto do candelabro”.

Quer conhecer tudo isso e um pouco mais? Faça uma visita ao museu, conheça sua história, você também pode ajudar a manter o espaço que necessita de ajuda financeira se tornando um socio do museu, com uma contribuição mensal simbólica que se encaixe dentro do seu orçamento.

Contato - O Portal Obidense, equipe de Óbidos tem um novo número de Whatzapp, para entrar em contato pode enviar mensagem a qualquer hora para o número (93)9 9197-6588


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp