05/04/2019 às 18h59min - Atualizada em 05/04/2019 às 18h59min

Escola Mestre Pacífico na comunidade Igarapé-Açú recebe autorização para funcionamento

Após dez anos, instituição de ensino recebeu a resolução do Conselho Municipal de Educação que valida as suas atividades.

Por: Érique Figueirêdo – ASCOM/PMO
Fotos: Mauro Pantoja – ASCOM/PMO
ÓBIDOS - Uma cerimônia com a presença de professores, alunos e moradores das comunidades que integram a região do Igarapé-Açú, localizada no quilômetro 62 da rodovia estadual PA – 429, marcou a entrega do termo de Autorização de Funcionamento de Ensino da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Mestre Pacífico.
 
O evento realizado na manhã desta sexta-feira (5), nas dependências do educandário, contou ainda com a participação do prefeito Chico Alfaia; do secretário de Educação, Jaime Costa; do representante da Câmara de Vereadores, vereador Rylder Ribeiro (PSDB/PA); e dos membros do Conselho Municipal de Educação (CME), entidade responsável pela resolução.
 
Com a autorização de funcionamento, que desde 2009 não era concedida ao educandário, fica assegurada a validação dos estudos pelos próximos cinco anos dos alunos concluintes do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), assim como os atos administrativos e pedagógicos do período em que a instituição de ensino funcionou sem o ato autorizativo, desde que não contrariem a Legislação Educacional em vigor.
 
A escola que tem 352 alunos regularmente matriculados e 34 funcionários, atende à demanda de outras três comunidades: Andirobal, Arumã e Caibral, em uma região com população estimada em 1.500 habitantes.  
 
“É um momento marcante e de muita felicidade para a nossa população como um todo. Agora podemos trabalhar com a certeza de que formaremos os nossos alunos e isso será válido para a sequência da vida estudantil deles. Sem deixar de citar que essa conquista é resultado do esforço de todos os nossos colaboradores com o apoio da administração municipal”, comemorou o diretor da escola, David Pereira dos Santos.
 
Dois alunos concluintes do ensino fundamental maior, receberam de forma simbólica, os primeiros diplomas expedidos pela escola após a autorização.
 
“Hoje é um dia de muita felicidade, talvez o mais importante do Mestre Pacífico nos últimos anos. Essa autorização vai acabar com as pendências que existiam com as documentações dos que se formavam na escola. Com a autorização nossos alunos deixarão de passar por esse problema e seguirão com tranquilidade para o ensino médio”, enfatizou Jaime Costa, secretário municipal de Educação.
 
O prefeito Chico Alfaia destacou a importância da conquista para a educação do município, em espacial para formação dos estudantes que moram na região. “A escola todo mundo sabe ela existia de fato, mas de direito ela passa a existir a partir de agora. Essa conquista é uma honra para todos nós do município de Óbidos. Uma escola em uma região tão populosa e importante como essa, sendo autorizada a formar seus cidadãos que no futuro serão responsáveis pelo desenvolvimento do nosso município”, destacou.
 
Nos últimos meses, a instituição passou por uma reorganização minuciosa em sua estrutura pedagógica, documental e das instalações dos pavilhões que foram adequados para melhorar a acessibilidade dos alunos. Os trabalhos realizados com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, foram acompanhados de perto pelo Conselho de Educação.
 
“A partir desse momento, com essa importante conquista para o Mestre Pacífico, esperamos que os funcionários cuidem da escola. Que nossas crianças não depredem nossos espaços existentes aqui. A partir de agora essa escola tem que receber um olhar mais profundo, olhar de carinho de toda a nossa comunidade escolar. O conselho municipal de educação cumpriu mais uma vez o seu papel, primando sempre pela qualidade da educação de nossos alunos”, disse o presidente do CME, Aloísio Menezes de Barros Júnior.
 
Após o ato de entrega da resolução de autorização, uma série de apresentações culturais realizadas pelos alunos marcaram o encerramento da cerimônia.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual BANDA ou CANTOR que vc gostaria de ver num Grande Evento Paraense em 2020 em Manaus

2.3%
22.5%
10.2%
1.8%
0%
0%
15.2%
1.8%
0.6%
33.3%
1.8%
3.8%
4.7%
2.0%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp