04/03/2019 às 15h44min - Atualizada em 04/03/2019 às 15h44min

O bloco do poder arrasta mais de 30 mil pessoas para o complexo da praça da Cultura em Óbidos.

Por: Walmir Ferreira

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Fotos: Gustavo Ramos (Mulato)
ÓBIDOS – O bloco Xupa Osso, foi magistral em sua apresentação na noite do dia 03 de março, no Carnapauxis a festa do mascarado fobó que acontece na cidade de Óbidos no oeste do Pará. Saiu as 18hs20mn após uma chuva para lavar as ruas por onde passariam milhares de foliões.

O bloco do centro da cidade que tem em seu luxo a simplicidade de apresentar um carnaval mais regional, contrasta com o fino de seus foliões que vem de várias cidade da região somente para brincar no bloco que é chamado “bloco do poder”.


O que se define como poder, não se trata de empoderamento em sua forma espécifica, mas sim de ter a possibilidade de fazer, ter influência, isso se viu pela quantidade de turistas que chegaram em Óbidos invadindo a cidade da alegria.

O Portal Obidense e TV Versátil, transmitiu ao vivo e constatou a grandiosidade do Xupa Osso com mais de 10 mil pessoas que assistiram ao vivo com transmissão simultânea onde alcançou mais de 30 mil pessoas com mais de 4 horas de transmissão.


CLICK – Aqui para assistir a primeira parte

CLICK – Aqui para assistir a primeira parte

Segundo os coordenadores do Bloco que teve sua origem do saudoso Barreirão que surgiu em 1997, venderam em média 2 mil kit´s que formam uma ala especial com os abadás e boné marca do Xupa Osso.

O local de saída do bloco, é sempre um ponto especial para os filhos de Óbidos, a praça Barão do Rio Branco, conhecida mesmo como praça de Santana onde famílias inteiras vão para tomar o banho de cheiro, um ritual que acontece antes dos bonecões fobós saírem arrastando multidões.
O nome Chupa Osso tem sua origem no apelido dado aos filhos de Óbidos.  O apelido surgiu no final de década de 60 quando o empresário Sr. Isaac Hamoy exportava ossos para os Estados Unidos e a maioria dos obidenses vendiam ossos ao supracitado empresário. Esse apelido foi dado pelos moradores da cidade vizinha de Oriximiná, que eram nossos rivais, número um, e também conhecidos como Espoca-Bode.

A característica do BLOCO XUPA OSSO é a camisa estilo abadá colorido, tendo o destaque de sua logomarca (o homem na rede chupando osso). Essa logomarca foi originada pela cultura do paraense do uso constante da rede e o osso, faz mensuração ao apelido herdado pelos obidenses.
Sem fantasia ou destaques mas preservando sua porta estandarte que este ano foi a lindíssima Siyane Teixeira, o Bloco Xupa Osso deu seu recado e mais uma vez este ano trouxe as duas cobras grandes Onorato e Canina, lembrando do confronto épico que aconteceu na frente da igreja matriz de Santana, onde ainda mora a cobra Onorato.

CLICK AQUI – Veja todas as fotos


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp