23/01/2019 às 07h10min - Atualizada em 23/01/2019 às 07h10min

Mascarado Fobó, o ícone do carnaval da cidade presépio.

Por: Hayme Amorim
Foto: Hayme Amorim
ÓBIDOS - Óbidos, localizada a margem esquerda do rio Amazonas. Cidade cheia de mistérios e encantos, do açaí grosso, da farinha d’água baguda. Cidade presépio, de ruas enladeiradas. Cidade das mangueiras, da mais bela vista do encantador rio das Amazonas.

Essa é Óbidos Pará, a cidade rica em cultura, a cidade dona do melhor carnaval de rua do oeste do Pará, onde se tem a figura icônica do Mascarado Fobó. Mas quem é esse Mascarado Fobó? Como, quando e onde surgiu?

Bem, o mascarado fobó é ícone do Carnapauxis obidense, sua característica marcante são os adereços usados como: mascaras artesanais ou de borracha, macacões estampados (dominó), apitos, o capacete com fitas coloridas e a famosa bexiga de boi. Essa figura, são foliões caracterizados para brincar no carnaval, no intuito de não ser reconhecido por ninguém (ser manjado), apenas brincar.

A explicação mais comum que se tem, é que o mascarado é uma mistura de risos, medo, admiração e alegria que causa espanto, risos e raiva de pessoas que são atingidas por seu pó branco, a maisena ou magia do Carnapauxis.
 
Contato - O Portal Obidense, equipe de Óbidos tem um novo número de Whatzapp, para entrar em contato pode enviar mensagem a qualquer hora para o número (93)9 9197-6588


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp