05/01/2019 às 14h23min - Atualizada em 05/01/2019 às 14h23min

Mariano Futebol Clube completa 70 anos e comemora com festa neste dia 5 de janeiro em sua sede própria

Um dos time de futebol com maior torcida na cidade de Óbidos, aproveitou a data para também lança uma camisa promocional para comemorar seus 70 anos de existência

Por: Elton Pereire

Portal Obidense  Publicidade 790x90

ÓBIDOS - Fundado em 6 de janeiro de 1949, o Mariano ira completar 70 anos de historia dentro do futebol obidense, revelando e sendo lugar de espaço para grandes nomes do futebol local que em um passado não tão longe encantavam a todos com a arte do esporte. Sendo um clube de futebol sediado em Óbidos, no oeste do estado do Pará, com as cores são azul e branco, o “Papão” assim chamado carinhosamente é um dos principais times da cidade de Óbidos.

A Origem do Mariano Futebol Clube


Óbidos, sempre se destacou nas competições esportivas de nossa região, porém os méritos das conquistas ficavam sempre em função da forte presença militar em nosso município, foi então que no dia 06 de janeiro de 1.949, um grupo de Obidenses: Ary Augusto Ferreira, Délio Marinho de Azevedo, Paulo Matos, Feliciano Ferreira, Dídimo Ferreira, Zeca Caim, Washington Soares Pimentel, Vicente Fernandes Moura, Douglas e Jofre Cohen, Augusto Ferreira, Emanuel Oliveira, Pedro Borges, Nato Auzier, Marcos Belicha, Dr. Raimundo Chaves e outros, reuniram-se a Convite do Sr. Ary Ferreira, que propôs a criação de um clube que representasse o município de Óbidos em nossa região e por sugestão de Vicente Moura, propôs que o nome do clube se chamasse “MARIANO FUTEBOL CLUBE”.

O nome escolhido e proposto foi o ideal, já que diversos daqueles jovens, faziam parte da congregação Mariana, entidade ligada à igreja católica de nossa cidade; Iniciando-se aí a história do primeiro clube desportivo de nossa cidade que no seu escrete inicial contou com os seguintes atletas:
 
Goleiros: Pedro Borges, (Pedro Cachorrão), Bacú, Nato Auzier e Renato Martins.
Defesa: Paulo Matos, Feliciano Ferreira (Filico), Zéca Caim, Caetano, (Macaco), João Domingos (Gato Inchado), Douglas Cohen e Jofre Cohen, Artemizo (Canarana), José Hamilton e Manoel Pitiú.
Meio de Campo: Ary Ferreira, Osmar, Ostinho, Dídimo Ferreira, Jipe, Antonio Tostes e Pimentel.
Atacantes: Cupercindo, Calango, José Maria Andrade, Nelson Almeida de Souza (Pirulito), Raimundo Brito (Bodinho) e Silvio Belo.
 
Foi adotada as cores Azul e Branca e seu mascote o Leão, é carinhosamente chamado pelo seu fiel torcedor de Leão Azul.
 
Com esse grupo de atletas o Mariano Futebol Clube, passou então a representar a sociedade obidense nas competições regionais, assim como a enfrentar de igual para igual as equipes militares, geralmente formados por atletas soldados, vindo de recife e Rio de Janeiro.
 
Sua primeira diretoria foi assim constituída: Presidente: Dr. Reinaldo Sampaio Xerfan, na época Juiz de Direito em nossa cidade.
Vice-Presidente: Vicente Fernandes de Moura; Secretários: Flanemil Loureiro e Délio Marinho de Azevedo.
 

Os feitos dessa gloriosa agremiação não se resumiram ao campo desportivo; tendo sempre uma posição de destaque na vida social obidense, assim como contribuindo de forma decisiva na criação dos seguintes órgãos:
- Fundou a Liga Desportiva.
- Ajudou a fundar a Assembléia Recreativa Pauxis.
- Contribuiu na criação da Santa Casa de Misericórdia de Óbidos.
 
Após a criação da Liga Desportiva Obidense, o Mariano conquistou os seguintes títulos:
 
1.954, 1.955, 1.956 – Tri-Campeão.
1.958 e 1.959 – Bi-Campeão
  1. – Vice-Campeão
  2. – Campeão Obidense
1962 e 1.963 – Vice-Campeão.
1.964 – Campeão Obidense

1.965 - Vice–Campeão
1.966, 1.967 e 1.968 – Tri-Campeão.
1.971, 1.972 e 1.973 – Tri-Campeão.
1.975 e 1.976 – Vice-Campeão.
1.978 e 1.979 - Bi-Campeão
1.980, 1.983, 1.984, 1.985 e 1.986 – Vice-Campeão.
1.993 – Vice-Campeão
1.995 - Campeão Invicto.
2.001 – Vice Campeão.
2.003 – Vice Campeão.
2.004 – Vice Campeão.
2.008 – Vice Campeão.
2.009 – Campeão Invicto.
2010  -  Vice Campeão
2011 -  Vice Campeão.

Sendo o primeiro time a ser formado em Óbidos. O Mariano é contemporâneo e continua glorioso, tem sua sede social e projetos para que se torne ainda maior.

A Associação Atlética Mariano Futebol Clube tem como seguinte Corpo Administrativo nos dias atuais.
Presidente: Eliete Salgado
Vice-presidente: Raimundo Pereira de Araújo (Bolo)
I Secretaria: Lorane Fernandes
II Secretaria : Milena Salgado
I Tesoureiro: Augusto Ribeiro
II Tesoureiro: Gracinaldo Almeida
Diretor de Esporte: Aldomilton Barreto (Dada)
Diretor Social: Jarlisom Barro  (Jalico)

Para celebrar a data tão especial a atual diretoria montou um cronograma de ações para este dia 5 de janeiro que inicia com uma carreata saindo da sede as 18:00horas, as 21:30 homenagens e entrega de títulos e as 23horas baile da saudade, como lembrança uma camisa comemorativa foi criada e pode ser adquirida com a coordenação do clube.

*Contato - O Portal Obidense, equipe de Óbidos tem um novo número de Whatzapp, para entrar em contato pode enviar mensagem a qualquer hora para o número (93)9 9197-6588*


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp