10/11/2018 às 23h43min - Atualizada em 10/11/2018 às 23h43min

Iphan passa a considerar Boi-Bumbá de Parintins Patrimônio Cultural do Brasil

Decisão foi divulgada na quinta-feira (8) após reunião de conselheiros em Belém. A expressões culturais Marabaixo, do Amapá também ganharam reconhecimento.

Inf: RCC
Por: Walmir Ferreira
Foto: Euzivaldo Queiroz/Arquivo AC
PARINTINS - O Complexo Cultural do Boi Bumbá do Médio Amazonas e Parintins foi oficialmente reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil. A decisão foi unânime por parte dos representantes do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, durante uma reunião do grupo, que aconteceu em Belém do Pará, ontem. Com a decisão esse será o décimo segundo bem inscrito no Livro de Registro das Celebrações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ( IPHAN).  

O Conselho é o órgão colegiado de decisão máxima do instituto para as questões relativas ao patrimônio brasileiro material e imaterial, e um dos pilares utilizados por eles nesse reconhecimento, foi o fato de que os festejos constituem um importante foco de resistência da cultura legitimamente nacional, que não só tem relevância para o estado do Amazonas, mas para o país, pois se revestem de um valor universal como lição de liberdade e humanidade. 

Além do reconhecimento para os festejos envolvendo os bois no Amazonas, as expressões culturais Marabaixo, do Amapá, também ganharam o reconhecimento durante a 90ª reunião do Conselho Consultivo. A reunião continuou nesta sexta, quando os conselheiros vão decidir sobre o pedido de reconhecimento do Geoglifo do Sitio Arqueológico Jacó Sá, no Acre.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp