19/10/2018 às 17h51min - Atualizada em 19/10/2018 às 17h51min

Em Óbidos aconteceu de 15 a 19 a Semana da Integração SUAS. Com o tema, “Curados para Servir”

A cerimônia de encerramento contou com a participação do prefeito de Óbidos Chico Alfaia e lideranças do município.

Por: Walmir Ferreira

Fotos: Mauro Pantoja – ASCOM - PMO

ÓBIDOS - A programação da “Semana da Integração SUAS”, iniciou  com o tema: “Curados para Servir”, que tem como objetivo, promover o desenvolvimento do potencial humano e profissional dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social – SUAS e secretarias municipais e demais departamentos ligados a administração municipal, oportunizando   o autoconhecimento e da valorização humana, visando pela qualidade, excelência e humanização na prestação do serviço público, que foram trabalhados durantes dos 5 dias com os seguintes subtemas:

15/10 – Um encontro consigo mesmo;

16/10 – Aprendendo a linguagem do amor;
17/10 – Quarta das poderosas;
18/10 – Respeitando as diferenças: eu sou o outro do outro;
19/10 – Ser feliz não é tudo o que ama e sim amar tudo o que tem.


A realização foi da Prefeitura Municipal de Óbidos por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – Semdes.
O Suas organiza as ações da assistência social em dois tipos de proteção social. A primeira é a Proteção Social Básica, destinada à prevenção de riscos sociais e pessoais, por meio da oferta de programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social. A segunda é a Proteção Social Especial, destinada a famílias e indivíduos que já se encontram em situação de risco e que tiveram seus direitos violados por ocorrência de abandono, maus-tratos, abuso sexual, uso de drogas, entre outros.

No Suas também há a oferta de Benefícios Assistenciais, prestados a públicos específicos de forma integrada aos serviços, contribuindo para a superação de situações de vulnerabilidade. O Suas também gerencia a vinculação de entidades e organizações de assistência social ao Sistema, mantendo atualizado o Cadastro Nacional de Entidades e Organizações de Assistência Social (CNEAS) e concedendo certificação a entidades beneficentes.

Criado a partir das deliberações da IV Conferência Nacional de Assistência Social e previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), o Suas teve suas bases de implantação consolidadas em 2005, por meio da sua Norma Operacional Básica do Suas (NOB/Suas), que apresenta claramente as competências de cada órgão federado e os eixos de implementação e consolidação da iniciativa.


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp