16/10/2018 às 15h54min - Atualizada em 16/10/2018 às 15h54min

Projeto da Ufopa vence concurso latino-americano de Tecnologias Educacionais para Aprendizagem

Por: Elton Pereira - Inf. UFOPA
Foto: UFOPA
OESTE – PA - A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) conquistou a primeira colocação no Concurso Latino-americano de Tecnologias Educacionais para Aprendizagem (EduTech 2019), realizado no período de 1º a 4 de outubro de 2018, na Universidade Mackenzie, em São Paulo (SP).
 
Com o tema “Nova geração de tecnologias educacionais para aprendizagem ao longo da vida”, o concurso buscou estimular o desenvolvimento de soluções educacionais apoiadas por tecnologias que impactem positivamente na aprendizagem. Outro objetivo foi incentivar a divulgação de tecnologias voltadas para solucionar problemas reais do dia-dia das escolas e que afetam a retenção de conhecimento por parte dos alunos na América Latina.
No total, 20 projetos foram selecionados para concorrer na primeira edição do concurso, que contou com a participação de avaliadores de empresas e instituições como Kroton, IBM, Cieb, Universidade Federal do ABC (UFABC) e Universidade de São Paulo (USP).
 

“CADAP: Cara de Aprendizagem” é uma ferramenta digital que tem por objetivo reconhecer as emoções dos alunos, a partir das expressões faciais capturadas, durante a aula, por meio da câmara do celular ou notebook. O objetivo é saber como o aluno reagiu durante a apresentação da aula”, explicou a doutoranda Carla Marina Paxiúba, criadora do projeto.
 
“Queremos promover uma melhoria na educação, pois poderemos saber o que o aluno sentiu quando ele visualizou as aulas dentro da ferramenta. Com isso, o professor poderá ajustar sua metodologia, sua forma de apresentar, a partir da reação emocional dos alunos”, frisou.
 
Alunos egressos do Programa de Computação, Marcelo Costa e Ygor Dutra da Silva também contribuíram no processo de construção da ferramenta que, a princípio, pode ser utilizada no âmbito da educação à distância.
 
De acordo com Carla Paxiúba, o CADAP surgiu no âmbito do projeto Acácia, financiado pelo programa Eramus+, da União Europeia, que tem por objetivo melhorar a educação na América Latina. “O Acácia é um projeto de cooperação internacional que conta com a parceria de diversas universidades da América Latina. No Brasil, temos duas universidades que fazem parte, uma delas é a Ufopa”, finalizou.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual BANDA ou CANTOR que vc gostaria de ver num Grande Evento Paraense em 2020 em Manaus

2.4%
22.5%
10.3%
1.5%
0%
0%
15.2%
1.8%
0.6%
34.3%
1.2%
4.0%
4.0%
2.1%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp