11/10/2018 às 15h38min - Atualizada em 11/10/2018 às 15h38min

Vazante das águas, seca e forte calor, uma visão do lago Pauxis que aos poucos vai perdendo força e morrendo lentamente.

Por: Elton Pereira
Foto: Elton Pereira
ÓBIDOS - Óbidos e seus contrastes, em épocas de cheia é possível observar as águas escuras que descem do igarapé da veia e se junta com o rio Amazonas formando o Lago Pauxis, lindo e imponente, nos remete a sua importância, os antigos habitantes muito se lembram quando dele tiravam seus sustentos. Parecia intocável e nem se quer passava por nossas imaginações que sim, seria possível assoreá-lo.


É a partir do mês de julho com o descer das águas que a paisagem muda, a vegetação aquática dá lugar à barra da lama e o escuro das águas se torna marrom do esgoto que todos os dias é despejado nesse patrimônio natural dos Obidenses milhares de litros de produtos prejudiciais a natureza, vão contaminando o puro das águas e apodrecendo as margens do que um dia foi um lindo e vivo lago com peixes e garças.

Com o descer das águas é ainda possível observar o branco da areia as margens da serra da escama, bem como os troncos das árvores retiradas pela ação humana, as embarcações ficam ali, encalhadas sem ter para onde ir, a espera de mais um ciclo da natureza, onde com o subir das águas tornará novamente o lago Pauxis Trafegável, e sua poluição fica às escondidas sugando o pouco oxigênio que ainda resta.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual BANDA ou CANTOR que vc gostaria de ver num Grande Evento Paraense em 2020 em Manaus

2.4%
22.6%
10.1%
1.8%
0%
0%
15.5%
1.8%
0.6%
33.9%
1.5%
3.9%
3.9%
2.1%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp