06/09/2018 às 10h54min - Atualizada em 06/09/2018 às 10h54min

Busto do patrono da Escola Inglês de Souza em Óbidos é inaugurado

O monumento ao escritor obidense foi confeccionado pelo artista plástico e carnavalesco Ary Rodrigues

Por: Elton Pereira
Fotos: ASCOM - PMO
ÓBIDOS - A Prefeitura Municipal de Óbidos por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Inglês de Sousa, realizaram nessa manhã de quinta-feira (06), Inauguração do busto de Inglês de Souza em homenagem a passagem do seu centenário de morte.
 
O evento aconteceu na referida escola e contou com participação das autoridades, corpo docente da Escola, alunos e ex alunos, banda de música Manoel Rodrigues e belíssimas homenagens ao Escritor.

 

CLICK AQUI - Assista transmissão antes da inauguração
 
 Herculano Marcos Inglês de Sousa.
Foi um escritoradvogadoprofessorjornalista e político brasileiro, tido  como introdutor do naturalismo na literatura brasileira por meio do seu romance O Coronel Sangrado, publicado em Santos em 1877. Foi um dos membros fundadores da Academia Brasileira de Letras, ocupando a cadeira 28.
Inglês, que escreveu inicialmente com o pseudônimo Luiz Dolzani, ganhou reconhecimento literário após a publicação da obra O Missionário, no ano de 1891. Em suas obras, é perceptível a influência de escritores europeus, tais como Eça de Queirós e Emile Zola.
Também teve notável carreira política, começando como militante do Partido Liberal em 1878. Tendo sido eleito deputado provincial (equivalente aos atuais deputados estaduais) pela província de São Paulo, foi nomeado Presidente das províncias de Sergipe e do Espírito Santo. Foi também convidado várias vezes para integrar o Supremo Tribunal Federal, porém nunca aceitou.
Sendo o Advogado mais respeitado no Brasil e no Mundo, Inglês de Sousa realizou-se autor de leis e livros de Direito e sabia a importância da Educação no mundo Democrático.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp