28/07/2018 às 16h19min - Atualizada em 28/07/2018 às 16h19min

Milhares de pessoas são esperadas na 24ª edição do Festribal - Festival das Tribos Indígenas de Juruti, no oeste do Pará.

Termina hoje sexta-feira (28). A festa, marcada pela disputa folclórica das tribos Munduruku e Muirapinima que iniciou no dia 26 de julho

Informações: Prefeitura de Juruti
Por: Elton Pereira
Foto: Prefeitura de Juruti
JURUTI - Com o tema “Ensinamento: O legado da Cultura Indígena”, o Festribal está evidenciando o bicentenário de fundação de Juruti em uma mistura de cores, alegorias, musicalidade regional, artes cênicas e as danças, herança cultural deixada pelos índios.

A festa ocorre no Centro Cultural Tribódromo. O evento tem segurança reforçada, dentro e fora do local. A Polícia Militar disponibilizou 30 militares a mais no efetivo, todos destacados de Santarém para dar apoio nos três dias de festa.

O Festribal surgiu em 1995 e resgata, em forma de espetáculo, a cultura indígena nativa da cidade, figurando entre as maiores manifestações culturais da Amazônia, marcada pela disputa entre as tribos indígenas Munduruku e Muirapinima.

A cultura indígena é retratada em forma de música, artes cênicas, alegorias e danças. O modo de vida do caboclo, os rituais indígenas, o pescador e o farinheiro são algumas das inspirações do festival.

Patrimônio cultural do Pará
Em 2008 o Festribal passou a ser considerado Patrimônio Cultural do Pará. A manifestação cultural e folclórica atrai um grande público dos municípios da região oeste do Pará, de outros estados do Brasil e até de outros países.

Cada apresentação é avaliada por uma equipe de jurados, responsáveis por atribuir notas em quesitos técnicos e artísticos. Entre os itens julgados, estão: tribo coreografada, porta estandarte, índia guerreira, pajé, apresentador, cantos indígenas e evolução.

O Festribal tem o objetivo de manter viva na memória da população a história cultura do povo Jurutiense, fortalecendo o desenvolvimento social e econômico do município potencializando o turismo.

Como foi a programação
26/07 - (quinta-feira)
Festa dos Visitantes
22h00 - Dj Jr Lima
23h00 - Uendel Pinheiro
00h30 - André Frateschi - Show De Rock
02h00 - Sebastião Júnior e Banda
04h00 - Amós Gayatto
 
27/07 - (sexta-feira)
Apresentação das Tribos Mirins
20h00 - Associação Folclórica Tribo Munduruku
21h30 -Associação Folclórica Tribo Muirapinima
Hoje, último dia
28/07 - (sábado)
Apresentação das Tribos
Associação Folclórica Tribo Muirapinima
Associação Folclórica Tribo Munduruku.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp