05/07/2018 às 09h52min - Atualizada em 05/07/2018 às 09h52min

Através de um programa Cultural Óbidos e Oriximiná receberão a peça teatral Café com Queijo do premiado grupo Lume

O grupo que é de São Paulo, já ganhou o prêmio Shel e através de parceria está fazendo apresentação pelo estado do Pará

Inf: Grupo Lume
Por: Walmir Ferreira

Arte: Divulgação
ÓBIDOS – No início de julho o grupo LUME Teatro, natural de Campinas-SP, aterrissa na cidade de Oriximiná-PA para a segunda fase do projeto “Café com Queijo: Brasis em um só Brasil”, uma grande circulação que começou em maio no estado do Amazonas e agora chega ao Pará. O projeto marca o início das comemorações de 20 anos do espetáculo “Café com Queijo”, que estreou em 1999. 

Além das apresentações do espetáculo (dias 4 e 5/7) o grupo realiza em Oriximiná o curso “Diálogos de Produção” (trocas e diálogos sobre produção cultural) e o “Trueque” (encontro cultural festivo que será realizado em todas as comunidades visitadas).


Apresentação em Óbidos
Logo após Oriximiná, o grupo segue para Óbidos-PA (dias 7 e 9/7). Em maio, o grupo circulou pelo Amazonas, nas cidades Manaus, Maués, Coari, Tabatinga e São Gabriel da Cachoeira. Este projeto foi selecionado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2017/2018.

Em Óbidos o programa tem o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer em parceria com o Ministério da Cultura e Mineração Rio do Norte.

O Obidense não pode pensar em perder a apresentação desse renomado grupo. Estarão se apresentando nos dias 07 e 09 de julho a partir das 18hs, no espaço da Casa de Cultura.

Entrada gratuita
Todas as atividades do projeto têm entrada gratuita. Os ingressos para o espetáculo devem ser retirados com 1 hora de antecedência nos locais onde serão realizadas as sessões.

Sobre o projeto “Café com Queijo: Brasis em um só Brasil”
Em 1997 os atores do Lume partiram em uma viagem rumo ao interior do Brasil, desbravando comunidades indígenas, ribeirinhas e pequenas cidades, via transportes aéreos, terrestres e fluviais, em diversos estados brasileiros. Do encontro com pessoas e costumes locais surgiu "Café com Queijo", que em março de 2019 completará 20 anos de trajetória e que já fez centenas de apresentações no Brasil e em Portugal. Ao longo destas duas décadas, os atores do LUME Teatro acalentaram o sonho de voltar às regiões onde nasceu a pesquisa. 

Assim, nesta circulação em 2018, o grupo finalmente volta às regiões que serviram como base para a criação do espetáculo, compartilhando o fruto que nasceu ali e promovendo um reencontro e uma troca humana e artística inédita entre atores, comunidades, produtores locais, seus “personagens reais” e familiares.

Sobre o LUME Teatro
O LUME Teatro (Prêmio Shell 2013) é um núcleo de pesquisa da arte do ator formado por sete atores-criadores que possui repertório diversificado de teatro físico, espetáculos em grupo, solos, e intervenções de grande dimensão ao ar livre com a participação da comunidade. Toda essa extensa variedade de trabalho mantém sua coesão através da marcante e vigorosa metodologia de treinamento desenvolvida pelos atores. Em 2015 o grupo completou 30 anos de continuidade dos trabalhos com o mesmo núcleo de pesquisadores e mais de duas décadas em sua sede fixa localizada em Barão Geraldo, distrito de Campinas-SP. Ao longo destes 33 anos, tornou-se conhecido em 27 países, tendo atravessado quatro continentes, desenvolvendo parcerias especiais com mestres da cena artística nacional e internacional. O grupo possui atualmente 12 espetáculos em cartaz e difunde sua arte por meio de oficinas, demonstrações técnicas, intercâmbios de trabalho, trocas culturais, assessorias, reflexões teóricas e projetos itinerantes, que celebram o teatro como a arte do encontro. O LUME é um núcleo de pesquisa da Unicamp – Universidade Estadual de Campinas.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp