02/05/2018 às 12h07min - Atualizada em 02/05/2018 às 12h07min

Vacinação contra aftosa iniciou no oeste do PA; Faro e Terra Santa têm até 15 de maio para confirmar imunização

Por: Elton Pereira
Foto: Divilgação

OESTE DO PARÁ - A primeira fase da campanha de vacinação contra a febre nos municípios do oeste paraense iniciou neste feriado do Dia do Trabalhador, 1º de maio. Esta etapa abrange todos as cidades do Pará, exceto o arquipélago do Marajó e os municípios de Terra Santa e Faro. De acordo com a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), essa fase da campanha seguirá até 31 de maio.

Os produtores têm até o dia 15 de junho para declarar a vacinação no escritório da Adepará mais próximo de seu município.

Para imunizar o rebanho, o pecuarista deve adquirir as vacinas em uma revendedora autorizada ou loja de produtos agropecuários devidamente cadastrada na Adepará. A vacina deve ser mantida entre 2 e 8 graus, tanto no armazenamento e transporte, quanto durante o processo de vacinação do gado. A vacina é aplicada na tábua do pescoço dos bovinos e bubalinos.

A agência ressalta que, independente da idade, todo o rebanho deve ser imunizado. Na última fase da campanha em 2017 apenas animais de 0 a 24 anos foram vacinados, conforme o planejamento estratégico do Ministério da Agricultura (Mapa), para retirada da vacinação em todo o país até 2023.

O rebanho do Pará é o quinto maior do Brasil, com mais de 20 milhões de cabeças e reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal como livre da febre aftosa com vacinação desde 2014.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp