13/04/2018 às 19h44min - Atualizada em 13/04/2018 às 19h44min

Chuvas causam estragos em Óbidos e também influenciam no subir das águas do rio amazonas.

Por: Elton Pereira

ÓBIDOS - As últimas informações sobre o comportamento da   precipitação observada na bacia hidrográfica do rio Amazonas detalham claramente a forma, como as chuvas tem caído na região.

De acordo com dados do CPC/NCEP, que mostram como o período foi marcado, no atual caso, está sendo marcado por ausência de chuvas significativas em praticamente toda extensão da bacia, com exceção de áreas isoladas das sub-bacias dos Rios Xingu e Trombetas que apresentaram acumulado superior a 35,0 mm de chuva.  

No período de 01 a 10/04/2018, o município de Óbidos no oeste do Pará, totalizou 223,6 mm de chuva, segundo dados da estação pluviométrica da ANA (Agência Nacional de Águas).  Tal volume acumulado corresponde em 77 % da média esperada para o mês de abril, que segundo a série climatológica analisada desde 1972 a 2017, é de 290,4 mm de chuva.

Leia também: Prefeito de Óbidos decreta emergência

Com o grande volume de chuva que tem caído sobre a cidade, trafegar pelas ruas tem se tornado cada vez mais desafiador, buracos e mais buracos tem prejudicado o fluxo tanto de veículos, quanto de pedestres, essa realidade se estende por todos os bairros da cidade, em algumas ruas até mesmo caminhar já se tonou um desafio.

As chuvas também influenciam diretamente a vida do ribeirinho, isso por que pelo segundo dia consecutivo, o nível do rio Amazonas em Óbidos continua apresentando estabilidade. Na data do último dia (11/04/18), o  nível  do  rio  manteve  a  marca  de  6.28  m,  segundo  dados  da estação telemétrica da ANA (Agência Nacional de Águas). A situação verificada este ano mostra que o nível do rio Amazonas se encontra 1.30 m abaixo do observado no mesmo dia de 2017 (linha lilás).

O modelo de previsão hidrológica com 8 dias de antecedência indica que nos dias: 12, e o dia 19/04/18, o nível do rio Amazonas  deva passar de 6.33, e deverá   alcançar 6.41 m, . Portanto, o nível do Rio Amazonas deve continuar a apresentar variação entre elevação e estabilidade nos próximos dias.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp