13/02/2018 às 13h39min - Atualizada em 13/02/2018 às 13h39min

A pequena Óbidos, no Pará, chega ao seu último dia de carnaval que movimentou a cidade. Nesta terça feira o bloco das Virgens encerra o Carnapauxis.

Por: Walmir Ferreira
Fotos: Walmir Ferreira

ÓBIDOS – Nesta terça-feira gorda de carnaval a cidade amanheceu movimentada com foliões já dispostos a encarar uma maratona de andar a passos largos, pelas ruas de Óbidos com salto alto e tamanco.

Para aqueles que vieram para a cidade da alegria passar o carnaval ao se aproximar de Óbidos, se deparam com um torrão onde a imponente igreja matriz construída no século XVII, faz a recepção de boas-vindas causando uma imagem única.

Um fim de virgens e irreverencia

O mais badalado bloco de carnaval de rua de nossa cidade, organizou-se de uma brincadeira de rapazes reunidos no bar do Muchila, no bairro de Santa Terezinha, numa terça-feira gorda; dia 23 de fevereiro de 1993, onde as mulheres não podiam participar do bloco, para que as “Virgens” (homens vestidos de mulheres), não tivessem concorrência. Sob os olhares divertidos e irônicos de algumas pessoas esses irreverentes rapazes, alguns encabulados pelos trajes que vestiam, saíram pelas ruas do bairro. Nos anos que se seguiram, o “Bloco das Virgens”, foi ganhando mais adeptos e já não só os rapazes alegres do bairro de Santa Terezinha, mas de toda a cidade, transformando-se no maior de todos os blocos.

Os primeiros homens que se vestiram de mulher foram: Renato Jordão, Zé Pretinho, Flanemil, Wilson Jordão, Juquinha, Edivard (Pereirinha), Ailton (in memoriam), Paulo Cardoso, Coriolano no ano de 1978.

O bloco das Virgens se apresenta no último dia de carnaval (terça-feira), saindo do bairro de origem para percorrer as ruas da cidade, levando em seu cortejou número incalculável de pessoas e foliões de outros blocos.

Destaque para o grande número de homens vestidos de mulher esta em os maiores blocos do Carnapauxis, com aproximadamente 30.000 pessoas.

Nossa transmissão começa às 15:30 com uma viagem pela cidade de Óbidos, depois entrevista com Haroldo Heráclito Tavares


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp