22/12/2017 às 18h56min - Atualizada em 22/12/2017 às 18h56min

Definidos os dias para o Carnapauxis 2018. Serão apenas 6 dias com início dia 08 e termino na terça-feira (13). Atual secretário Luiz Carlos deixará a secretária.

Sem o pré-carnaval, Bloco Vai ou Raxa não sairá pelo segundo ano em seu dia oficial.

Por: Rafaela Aquino

Foto: Portal Obidense

ÓBIDOS - Após várias reuniões realizadas entre a Secretaria de Cultura e os blocos carnavalescos de Óbidos, para definirem a programação do Carnpauxis 2018, a Secretaria Municipal de Cultura, órgão responsável pela realização do Carnapauxis, definiu a programação oficial do Mascarado Fobó em apenas seis dias oficiais.

Um dos melhores carnavais de rua da Amazônia o Carnapauxis que acontece em Óbidos, cidade do Oeste do Pará, já tem seu calendário definido. Isso para facilitar a programação dos turistas e filhos da terrinha que residem em outras cidades, já podem definirem seus compromissos para 2018, tendo em mãos o calendário do carnaval obidense.

Dia 08 Bloco Mirim – Unidos do Umarizal

Dia 09 Bloco Serra da Escama

Dia 10 Bloco Águia Negra

Dia 11 Bloco Xupa Osso

Dia 12 Bloco do Unidos Morro e Bloco Vai ou Raxa

Dia 13 Bloco das Virgens

Excluído pelo segundo ano o bloco Vai ou Raxa, representante do populoso bairro São Francisco, sem dia oficial, pegará uma carona na segunda-feira 12 de fevereiro e se apresentará junto com o Bloco Unidos do Morro.

Ainda nas reuniões entre a secretaria de Cultura e blocos, ficou decidido por parte da secretaria de cultura e prefeitura municipal a extinção do Pré-Carnapauxis 2018, como aconteceu em 2017. Cada bloco terá livre arbítrio junto com seus foliões para realizarem individualmente o pré-carnaval.

Sobre o não pré-carnaval, a justificativa usada pela secretaria é o alto custo financeiro para o município, pois no momento a prefeitura não tem condições de bancar as dispensas com os Pré- Carnapauxis   e também com um dia a mais na programação oficial. Com isso a equipe da organização do Carnapauxis pretendem economizar aproximadamente 100.000,00 (Cem mil reais). 

O Bloco Vai ou Raxa, representante do populoso Bairro São Francisco, já tem 13 anos de história, e se apresentava no sábado junto com bloco oficial Águia Negra.  Em 2015 através de um decreto assinado pelo prefeito Mario Henrique, passou a fazer parte da programação oficial do Carnapauxis e tento como seu dia oficial na quarta-feira, abrindo a programação do Carnapauxis.

O bloco Vai ou Raxa se caracteriza pela grande quantidade de fantasias que seus brincantes exibem e assim formando várias alas.

A representante do Bloco Vai ou Raxa, Ray Lopes, irá conceder na próxima terça-feira(26) entrevista ao Portal Obidense para falar sobre as decisões tomadas pela secretaria de cultura em relação ao bloco representante do bairro de São Francisco.

Mudança de secretário, sai Luiz Carlos, entra Eduardo Dias

Ao final desta matéria, recebemos informações oficiais da prefeitura de Óbidos, que o atual secretário de Cultura Luiz Carlos, deixará a pasta, assumirá em seu lugar um dos mais atuantes e divulgador da cultura obidense, fora da cidade de Óbidos o Cantor, compositor, escritor, historiador e advogado Eduardo Dias, que já foi secretário de Cultura no governo do ex-prefeito Jaime e realizou um excelente trabalho.

Transmissão

O Portal & Rádio Web Obidense, estuda a possibilidade de manter a transmissão ao vivo este anos, ainda falta alguns detalhes em relação aos custos de transmissão.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp