21/11/2017 às 09h38min - Atualizada em 21/11/2017 às 09h38min

Autoridades e políticos da cidade de Oriximiná participaram do dia da Consciência Negra com ações e palestras sobre a cultura e empoderamento da mulher negra.

Por: Márcio Garcia
Fotos: Comunicação - M. Garcia

ORIXIMINÁ - Na segunda feira 20 de novembro dia Nacional da Consciência Negra, feriado em algumas cidades do Brasil e celebrado em todo o país, com ações voltado a raça e a cultura afro-brasileira.

Em comitiva autoridades e políticos de Oriximiná, cidade que fica no oeste do Pará, envolvida na causa humana e com responsabilidade com todos os povos, independe de credo, cor e religião, foram até a comunidade da Tapagem, que fica no Alto Trombetas, para celebrar com os moradores daquela localidade o dia da Consciência Negra.

Um grande evento foi preparado, para esse dia que lembra a luta do negro contra a descriminação racial, morte do seu maior líder brasileiro Zumbi dos Palmares e serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que se deve comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira. 

Várias apresentações e muitas manifestações culturais foram apresentadas. Um dos grandes momentos da ação foi a importante palestra da juíza da Comarca do município, Dra. Célia Gadotti, que falou sobre o empoderamento da mulher negra.

Na comitiva do prefeito estavam presentes a juíza, secretários presidente da câmara de Oriximiná Ludugero Júnior e outros convidados.

Nela desatacamos a presença da vereadora, Josy Seixas que vem desempenhando um grande papel como parlamentar conseguindo recursos e estrutura na parte de segurança pública para o povo oriximinaense e trava uma luta constante contra a desigualdade social.

Foi uma das maiores e melhores festas da Consciência Negra, com grande participação das comunidades quilombolas e não quilombolas, muito bem organizada, com muita ordem.

O prefeito de Oriximiná que também se fez presente falou: “Nos solidarizamos e apoiamos as associações quilombolas nas lutas pela titulação das terras há muito tempo por eles ocupadas”.

O prefeito Ludugero aproveitou a oportunidade e deu os parabéns pelo grande evento e a organização: “Parabéns aos quilombolas pela bela festa em honra à memória de Zumbi dos Palmares”. Completou o gestor municipal.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp