19/10/2017 às 10h48min - Atualizada em 19/10/2017 às 10h48min

Viveiro Municipal de Óbidos, já produziu no ano de 2017, 5 mil mudas, o viveiro é responsabilidade da Secretaria de Agricultura

O trabalho de reflorestamento é uma responsabilidade de todos, o planeta passa por problemas de degradação, resta a humanidade contribuir com o governo em respeito as gerações futuras

Por: Rafaela Aquino
Foto: Rafaela Aquino

ÓBIDOS - O verde predomina no Viveiro Municipal da Secretaria de Agricultura de Óbidos (SEMAB). É lá que árvores nativas, paisagísticas e frutíferas começam a brotar, para depois serem levadas até escolas, quintais, ruas e propriedades.

Este ano, cerca de 5 mil plantas já foram plantadas, e segundo o técnico agriculto que cuida dessas mudas Pedro Adolfo, informou que já foram doadas aproximadamente 1.000 mudas para projetos sociais, escolas, secretarias entre outras.

No viveiro municipal podem serem encontradas em torno de 150 espécies de plantas nativas, paisagísticas e frutíferas, entre essas espécies se destacam 200 pés do tipo Itatuba, árvore que tem  cor oscilante entre oliva, marrom e amarelado, ela por ter a madeira resistente é uma das espécies mais exploradas na região  da Amazônia, utilizada para diversas finalidades em construções externas, como pontes, postes, estacas, dormentes e vigas, segundo seu Pedro essas 200 mudas ainda são poucas, mas já ajudará bastante no reflorestamento e a recompor essas árvores à natureza, caso esse trabalho não seja feito a Itatuba dente a desaparecer.

Viveiro Municipal, tem por objetivo produzir mudas de espécies ornamentais, nativas e frutíferas, onde as mesmas serão utilizadas na arborização urbana, recuperação, compensação, paisagismo, urbanização de áreas verdes públicas, paisagismo em praças e para a manutenção da arborização urbana, recuperação de matas ciliares e áreas degradadas, e compensação de árvores suprimidas.

 “Através do projeto “Viveiro municipal”, a secretaria pretende ajudar no reflorestamento recompondo essas árvores para lugares que foram devastados, também através das escolas fazer a educação ambiental com as crianças e jovens”, disse seu Pedro.

Cabe ressaltar que para que essas mudas cresçam saudáveis, é preciso cuidado e organização. Diariamente aproximadamente 4 profissionais trabalham no viveiro, ajudando em tarefas que vão do plantio à manutenção do local.

Os serviços envolvem limpeza e secagem das sementes, que depois são colocadas na areia para facilitar a retirada das mudas que serão transportadas para as sacolas. Além disso, a equipe também atua realizando tratos culturais no ambiente, como adubação, aplicação de defensivos, irrigação e capina manual.

Para quem se interessar as mudas para plantio deve ser solicitada na Secretaria Municipal de Agricultura que fica localizada rua Almirante Barroso bairro Centro.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp