26/09/2017 às 15h23min - Atualizada em 26/09/2017 às 15h23min

Escola Municipal Frei Edmundo Bonckosch promove, programações alusivas ao Setembro Azul.

Por: Rafaela Aquino
Fotos - Rafaela Aquino - Alunos da escola Frei Edmundo Bonckosch

ÓBIDOS - Com o objetivo de garantir o respeito e promover o reconhecimento das línguas de sinais para seus alunos, a Escola Municipal Frei Edmundo Bonckosch realizou em seu educandário o projeto A voz do silêncio ECOA. Alusiva ao Setembro Azul.

A programação iniciou no ultimo dia 18 e termina nesta terça-feira (26), data que é denominada como Dia Internacional do Surdo.

Nesse período de 18 até o dia 22 os alunos tiveram a oportunidade de aprender as Libras (Língua Brasileira de Sinais), na segunda-feira (25), data que antecedeu o dia Internacional do Surdo, alunos da escola Frei Edmundo Bonckosch, foram às ruas em pontos estratégicos da cidade de Óbidos, realizar a “Blitz a voz do silêncio” os alunos realizaram panfletagem e falaram para as pessoas sobre o assunto, essa ação teve como objetivo  Impactar a comunidade e incentiva-los  a respeitar e a compreender as pessoas com deficiências e  entender que elas ocupam um lugar na sociedade.

Para finalizar a programação nesta terça-feira (26), a escola promoverá uma Estação Cultural, aparto das 18h na Praça de São Francisco, localizada na Rua Belém.

A programação terá as seguintes atividades: Apresentação de musicas em Libras, aulão de libras para os participantes e a apresentação da fanfarra Tsunami.

Setembro Azul.

Pode ser entendido como o marco fundamental no que diz respeito à mobilização nacional na defesa das escolas bilíngüe para surdos, o Setembro Azul é um movimento social motivada por uma critica à atual política de educação especial que tem como prioridade o modelo da inclusão, ou seja, colocar os Surdos em escolas regulares e posteriormente o fechamento das escolas especiais.

Aqui no Brasil comemoramos o dia do Surdo em 26 de setembro, porque nesta data foi um marco histórico importante – foi fundada a primeira escola de surdos no Brasil o atual INES – Instituto Nacional de Educação dos Surdos, no Rio de Janeiro no dia 26 de setembro de 1857 pelo prof. Francês surdo Eduard Huet.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp