17/09/2017 às 17h23min - Atualizada em 17/09/2017 às 17h23min

Um perigo para o meio ambiente e saúde humana, a queimada precisa ser evitada, porém é ignorada pela maioria.

Por: Elialdo Junior
Foto: Portal Obidense

ÓBIDOS - Durante o período de maior secura na região um dos maiores inimigos para as matas e para as vias respiratórias são as queimadas. Provocadas por ação intencional ou por efeito natural, como por queda de raios em áreas de mato seco, as queimadas sempre deixam um rastro de destruição em grandes áreas. E tanto fauna, flora e homens sofrem as consequências.

Os perigos de inalar fumaça de incêndio variam desde queimaduras nas vias aéreas como o desenvolvimento de doenças respiratórias como bronquiolite e pneumonia até 5 dias depois do incidente. Isso porque o monóxido de carbono é uma substância tóxica gera acumulo de sangue e líquidos na região, impedindo a passagem do ar.

Dependendo da quantidade de fumaça que foi inalada o indivíduo pode evoluir de intoxicação respiratória para morte em 2 a 5 minutos. Entretanto, os indivíduos que inalaram uma quantidade menor de fumaça ainda podem sofrer suas consequências por até 3 semanas desenvolvendo infecções respiratórias.

Portanto é imprescindível tomar cuidado e evitar ao máximo as queimadas. No ramo da pecuária há o uso de queimadas para renovação do pasto. O problema é que em muitas ocasiões o fogo acaba abrangendo grandes áreas e destrói a flora e como consequência causa muitos danos às vias respiratórias dos homens. Somente até o mês de setembro foram registrados 11.135 focos de queimada no Estado do Pará de acordo com informações do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Um número alarmante que atinge áreas de moradia de diversas espécies animais e vegetais.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp